Blog Tempo Presente

Paralisação na saúde de Buerarema

Buerarema-27jan2016.2Na manhã desta quarta-feira (27), em Buerarema, os servidores das unidades básicas de saúde paralisaram os trabalhos, eles estão sem receber o salário do mês de dezembro. O secretario de administração Tiago Barreto, (filho do prefeito), alega que “o atraso no pagamento é devido a troca no comando da pasta, a nova secretaria de saúde está resolvendo os tramites burocráticos na agência bancária para encaminhar o pagamento”, afirma.

Já os dirigentes sindicais e os trabalhadores (as) discordam, conforme eles “essa situação aconteceu porque não houve planejamento do gestor, a troca de secretario já tem mais de 20 dias, eles pediram um prazo de 10 dias, entendendo a situação, os trabalhadores (as) esperaram, e até agora nada, estamos no prejuízo”, denunciam.

De acordo com os diretores do Sintesi, “os servidores só retornam ao serviço com o salário de dezembro na conta, e depois a greve pode até ter um reinicio, já que o salário do mês de janeiro deve ser pago até o dia 30”, concluíram.

 

Georreferenciamento na iluminação de Itabuna

A empresa Ghia Engenharia, responsável, desde dezembro, pelo serviço terceirizado do sistema de iluminação pública de Itabuna vai iniciar, nos próximos 40 dias, um trabalho de georreferenciamento com uso de GPS (Global Positioning System) para identificar “pontos escuros” onde o sistema precisa ser expandido ou melhorado.

Além disso, o trabalho também vai contribuir para o controle de qualidade dos 14 mil pontos públicos de energia existentes na cidade. A realização deste trabalho deve durar 90 dias, segundo informou Victor Freire, diretor operacional da empresa.

A Ghia já colocou à disposição da população de Itabuna o serviço de ligação gratuita para reclamações e solicitações de pequenas intervenções de engenharia no sistema, a exemplo dos serviços de manutenção, como substituição de lâmpadas ou sensores. A chamada pode ser feita para o número 0800-721-0112, entre 8 e 18 horas, de segunda à sexta-feira. A partir da segunda quinzena de fevereiro também terá expediente aos sábados das 8 às 17 horas.

Após a abertura da Ordem de Serviço, a empresa terá prazo de até 48 horas para o atendimento da solicitação. Victor Freire explica quanto a outros serviços como, por exemplo, alteração de potência ou substituição de braços, o procedimento é outro. “Abrimos a Ordem de Serviço e encaminhamos para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que terá a autoridade para a realização da intervenção”, explicou.

Terceirizados ocupam sede do NRE5 em Itabuna para cobrar salários e benefícios

ocupacao_nre5_27_01_2016_foto divulgação sindilimpFuncionários da empresa  Locserv que desenvolvem serviços de portaria e no setor administrativo das escolas estaduais no Sul da Bahia fecharam as portas do Núcleo Regional de Educação-NRE5( antiga Direc 7) nesta quarta-feira(27) para exigir o pagamento de salário,  vale transporte e vale alimentação em atraso.

Segundo o diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Região Sul e Extremo Sul da Bahia (Sindilimp) “a empresa Locserv deve o salário de dezembro,  e o vale transporte e alimentação de janeiro de mais de 180 trabalhadores  terceirizados,  pais de família que depende apenas desta remuneração para sobreviverem”.

A categoria está disposta a continuar no NRE5 até que se encontre uma solução. O objetivo é  pressionar a Secretaria Estadual da Educação da Bahia, contratante da empresa, para que se encontre uma saída e os trabalhadores não sejam prejudicados mais uma vez.

Atrasos na empresa AML e Sandes

Além da cobrança de resolução referente a empresa  Locserv, o Sindilimp também quer resolver   os atrasos  dos trabalhadores terceirizados contratados pelas empresas Sandes e AMIL vinculadas a Secretaria Estadual da Educação.

O Sindlimp informou que a empresa Sandes está devendo ainda o décimo terceiro salário que deveria ser pago até o dia 20 de dezembro. Já a empresa AML deve os auxílios transporte e auxilio alimentação de  mês  dezembro do ano passado.

Atualizado em 28/01/2016, as 14:30h.

Situação de atraso dos prestadores da saúde de Itabuna é discutida entre Sintesi e Ministério Público

mp-itabuna-26jan2016
Reunião do Ministério Público em Itabuna ontem(foto Sintesi)

Nesta segunda-feira (25) em Itabuna,  os promotores de justiça Dra. Renata Caldas Sousa Lazzarini e Dr. Inocêncio Carvalho do Ministério Público Estadual colheram informações complementares dos dirigentes do Sintesi,Raimundo Santana, João Evangelista e Osiel do Carmo, sobre as denuncias de atraso nos repasses de recursos da MAC – Média e Alta Complexidade pelo Fundo Municipal de Saúde para as instituições prestadoras de serviços ao SUS-Sistema Único de Saúde.

De acordo com os sindicalistas “existem um cronograma regular do Fundo Nacional de Saúde com datas e valores das transferências dos recursos ao Fundo Municipal de Saúde, sempre no inicio de cada mês, esse cronograma manteve-se regular em janeiro de 2016, inclusive, houve antecipação de parte dos recursos da MAC no final do mês de dezembro de 2015, inexplicavelmente, o gestor do Fundo Municipal de Saúde,com o dinheiro em conta não cumpriu a regularidade dos pagamentos aos prestadores, essa situação inviabilizou que as instituições pagassem o salário aos trabalhadores e por pouco não afetou a assistência aos usuários”, denunciam.

Para os dirigentes do sindicato, as instituições ora penalizadas pela secretaria de saúde, estão sendo estratégicas para o combate de epidemia e viroses, já que as unidades básicas de saúde funcionam precariamente.(Ascom Sintesi)

Presidente da Emasa apresentou a situação financeira e de abastecimento de água aos empresários

Ricardo Campos, Roney Wense e Ronaldo Abude
Ricardo Campos, Roney Wense e Ronaldo Abude na ACI(Foto Viviane Cabral)

Em função da escassez de água potável na cidade de Itabuna, o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, Ricardo Campos foi convidado para a 1ª Reunião Ordinária na ACI, realizada nesta segunda-feira, 25, quando apresentou à classe empresarial, dados esclarecedores sobre a atual situação financeira da empresa e o sistema de distribuição de água no município.

Assim que assumiu a gestão, em 2013, Ricardo conta que encontrou a empresa totalmente sucateada, com três meses de salários atrasados, débito de R$ 20 milhões com a Coelba e dívida tributária. Segundo ele, a Emasa tem um faturamento entre 40 a 50 milhões/ano, mas a dívida atual é de R$ 80 milhões. Os principais gastos mensais são com energia (R$ 700 mil) e produtos químicos (R$ 400 mil).

Ainda segundo o presidente da Emasa, as dívidas deixaram o nome da empresa “sujo”, e por isso, a Emasa não tem como captar recursos para investimentos. “A Emasa nunca investiu em pesquisa e tecnologia. E, para universalizar o serviço de saneamento na cidade são necessários R$ 733 milhões. Hoje, apesar de a Emasa estar pagando as dívidas atuais em dia, não tem a menor capacidade de investimento”, revelou o gestor.

A resolução desses problemas, segundo Campos será possível a partir da execução do Plano Municipal de Saneamento Básico, que será finalizado ainda no primeiro semestre deste ano, após a Conferência Municipal para avaliação de diagnóstico, prognóstico, objetivos e metas para os próximos 20 anos nas áreas de abastecimento e saneamento básico de Itabuna.

Nesse contexto, foi destacada a participação da sociedade, inclusive a classe empresarial, que segundo o presidente da ACI, Ronaldo Abude, tem um importante papel na busca por um ambiente empreendedor na cidade. “Nós temos uma responsabilidade muito grande. Temos a capacidade de liderar e interferir nas decisões políticas de nossa cidade”, revelou o empresário.

Abastecimento

Sobre o abastecimento de água na cidade, Ricardo revelou que apesar da chuva, o volume de água que chegou ao Rio Almada ainda não é suficiente para desligar a captação em Castelo Novo. “Mas, o índice de salinidade poderá diminuir muito, já que iremos realizar um procedimento técnico, conhecido como “blended” (mistura) entre as águas dos rios Almada e do Rio Cachoeira”. (por Viviane Cabral).

As 50 cidades mais violenta do mundo; Brasil tem quase metade

fortaleza
Fortaleza no Brasil está na frente da lista das brsileiras segundo o levantamento

O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as mais violentas do mundo em 2015, de acordo com um ranking internacional publicado nesta segunda-feira (25) por uma ONG mexicana. Das 50 cidades com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2015, 21 são brasileiras.

A lista, divulgada anualmente pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes e inclui apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais. Foram excluídos países que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque.

Apesar de o Brasil ser o país com mais representantes, o maior índice de violência foi detectado nas cidades da Venezuela. A taxa média brasileira foi de 45,5 homicídios por 100 mil habitantes e a venezuelana, de 74,65. Caracas, capital do país, lidera o ranking geral, com 119,87 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes.

Primeiro lugar por 4 anos seguidos, San Pedro Sula, em Honduras, conseguiu reduzir o número de homicídios e passou para o segundo lugar. San Salvador, capital de El Salvador, ficou em terceiro.

Das cidades brasileiras, a primeira a aparecer é Fortaleza, em 12º lugar. Em seguida vem Natal, em 13º, Salvador e região metropolitana, em 14º, e João Pessoa (conurbação), em 16º.

Belo Horizonte, que figurava na lista do ano anterior, desta vez não apareceu. O contrário aconteceu com 3 cidades brasileiras, que estavam fora da lista de 2014, mas entraram na de 2015:  Feira de Santana (27º), Vitória da Conquista (36º) e Campos dos Goytacazes (39º).

Também aparecem Maceió (18º lugar), São Luís (21º), Cuiabá (22º), Manaus (23º), Belém (26º), Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º), Teresina (30º), Vitória (31º), Recife (37º), Aracaju (38º), Campina Grande (40º), Porto Alegre (43º), Curitiba (44º) e Macapá (48º).

Das 50, 41 ficam na América Latina: 21 no Brasil, 8 na Venezuela, 5 no México, 3 na Colômbia, 2 em Honduras, uma em El Salvador e uma na Guatemala. Outros países com cidades na lista foram África do Sul, Estados Unidos e Jamaica.

Leia mais aqui no G1

Aberta as inscrições para o Fies

Começam nesta terça, 26, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano.  As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29.

Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média(A tarde).

Vagas no Sine em Itabuna para esta semana

Inauguração SIneBahia foto Pedro Augusto (2)
Frente da sede do SineBahia de Itabuna( Foto Pedro Augusto)

A unidade do Sinebahia de Itabuna que intermédia vagas de emprego, está com dezenas de oportunidades para esta semana: Agente de Portaria-pessoa com deficiência(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 4 meses na função-1 vaga); Ajudante de Cozinha-pessoas com deficiência(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 4 meses na função1 vaga; Ajudante de Obras-pessoas com deficiência(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 4 meses na função1 vaga): Analista de Contábil(Ensino Superior incompleto, Experiência mínima de 6 meses na função1 Vaga; Analista de Recursos Humanos(Ensino Superior completo, Experiência mínima de 6 meses na função1 Vaga); Atendente Balconista(Ensino médio completo, Experiência mínima de 6 meses na função1 Vaga); AuxiliarContábil(Ensino médio completo, Experiência mínima de 6 meses na função1 Vaga; Auxiliar De Linha de Produção(Ensino médio cursando ou completo (aprendiz), Experiência não exigida30 Vagas); Auxiliar Cozinha(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 4 meses na função1 vaga); Balconista de Ótica(Ensino médio completo, Experiência mínima de 6 meses na função1 Vaga); Churrasqueiro(Ensino Médio Incompleto, Experiência mínima de 06 meses na função1 vaga); Consultor De Vendas(Ensino Médio Completo / CNH A ou B / Carro ou moto , Experiência mínima de 6 meses na função 2 vagas); Contador(Ensino Superior Incompleto, Experiência mínima de 06 meses na função1 vaga); Comprador(Ensino Médio Completo, Experiência mínima de 6 meses na função1 vaga; Costureira De Overloque(Ensino Médio Incompleto, Experiência mínima de 06 meses na função, Preferencialmente Endereço em Itajuípe -1 vaga) Costureira De Máquinas industriais(Ensino Médio Incompleto, Experiência mínima de 06 meses na função, Preferencialmente Endereço em Itajuípe-10 vaga); Eletricista de instalações industriais(Ensino Médio Incompleto; Experiência mínima de 06 meses na função-1 vaga; Empacotador, a mão –pessoa com deficiência(Ensino Fundamental Incompleto-5 vaga); Estoquista de jóias(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 6 meses-1 vaga; Fiel de Depósito(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 6 meses-1 vaga; Mecânico de Carros em geral (Ensino Fundamental Completo, Experiência mínima de 6 meses na função-1 vaga; Motorista de Carro(Ensino Fundamental Completo, Experiência mínima de 6 meses na função -1 vaga); Psicólogo organizacional(Ensino Superior completo, Experiência mínima de 6 meses na função-1 Vaga); Salgadeiro (Ensino Médio Completo, Experiência mínima de 6 meses na função-1 vaga); Soldador(Ensino Fundamental Incompleto, Experiência mínima de 6 meses-1 vaga); Vendedor Interno(Ensino Médio Completo, Experiência mínima de 6 meses na função-1 vagas)

Os candidatos interessados em trabalhar devem se dirigir à unidade do modelo SineBahia, situada na Avenida Inácio Tosta Filho, Centro. O horário é das 8h00 às 14h00Deve ir portando número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, currículo, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

 

Peritos do INSS retomam trabalho com atendimento exclusivo para perícia inicial

INSSApós mais de quatro meses de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram hoje (25) ao trabalho. De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos, todos os profissionais vão retomar suas atividades, mas será mantido o estado de greve.

Segundo a associação, o atendimento será exclusivo para perícias iniciais, caso de quem ainda está buscando o benefício. Não estão descartadas novas paralisações e o atendimento só será normalizado quando houver avanço nas negociações com o governo.

Em nota, o INSS informou que a Central de Atendimento 135 está à disposição para orientar a população e também para fazer os agendamentos e/ou reagendamentos necessários. O órgão estima que 1,3 milhão de perícias não tenham sido realizadas desde o início da greve, em setembro do ano passado. Mais 1,1 milhão de perícias médicas foram atendidas.

O INSS calcula que cerca de 830 mil pedidos de concessão de benefícios estejam represados (dado de 15/01/2016). O tempo médio de espera para o agendamento da perícia médica, na média nacional, passou de 20 dias, antes do início da paralisação, para os atuais 89 dias.

O jornalista Ricardo Araújo, 47 anos, foi hoje a um posto procurar atendimento. Ele precisou fazer uma cirurgia de vesícula em outubro do ano passado. Em seguida, ficou 14 dias internado e mais 30 de repouso, a pedido do médico. Na época, a perícia médica foi agendada para o dia 25 de novembro. “Vim no dia e horário marcados, com toda a documentação em mãos, mas já me encaminharam para remarcar a perícia”, contou. A nova data para perícia: 20 de março de 2016.

Dicas para organizar as finanças no início do ano

Passada a euforia das festas de final de ano, é hora de se preparar para as contas de janeiro. Nesse período, surgem despesas extras com impostos, reajuste de tarifas, matrícula escolar e material didático, que são somadas as contas mensais regulares de água e energia, além dos gastos com alimentação, saúde e transporte.

Diante de tantos compromissos financeiros, os economistas alertam que é fundamental controlar o orçamento, e apontam que para manter o equilíbrio, o segredo é planejar. Cabe ao consumidor, já ciente dessas despesas,adotar uma atitude preventiva em dezembro e economizar, até mesmo reservando uma parte do décimo terceiro para ajudar.

Os especialistas afirmam ainda que quando não há uma reserva, o consumidor deve avaliar se irá dispor ou não do dinheiro para arcar com as despesas;organizar as dívidas de longo prazo, analisando se é mais viável pagar à vista ou parcelado; verificar os gastos e manter apenas aqueles que são estritamente necessários, afinal, trata-se de em período delicado.

Nesse sentido, a Unicred Região Sul da Bahia reforça a importância de poupar dinheiro e alerta os cooperados sobre o hábito sensato de organizar as despesas mensais em planilhas, para controlar o dinheiro e reduzir os gastos até que as contas se ajustem. A Cooperativa disponibiliza ainda uma linha de crédito especial para que as contas não atrapalhem os planos de um ano tranquilo.

Para obter mais informações, entre em contato com as agências da Unicred: Itabuna (73) 2102-2170, Ilhéus (73) 3634-6142 e Jequié (73) 3525-1049.

-->