Blog Tempo Presente

Dicas para organizar as finanças no início do ano

Passada a euforia das festas de final de ano, é hora de se preparar para as contas de janeiro. Nesse período, surgem despesas extras com impostos, reajuste de tarifas, matrícula escolar e material didático, que são somadas as contas mensais regulares de água e energia, além dos gastos com alimentação, saúde e transporte.

Diante de tantos compromissos financeiros, os economistas alertam que é fundamental controlar o orçamento, e apontam que para manter o equilíbrio, o segredo é planejar. Cabe ao consumidor, já ciente dessas despesas,adotar uma atitude preventiva em dezembro e economizar, até mesmo reservando uma parte do décimo terceiro para ajudar.

Os especialistas afirmam ainda que quando não há uma reserva, o consumidor deve avaliar se irá dispor ou não do dinheiro para arcar com as despesas;organizar as dívidas de longo prazo, analisando se é mais viável pagar à vista ou parcelado; verificar os gastos e manter apenas aqueles que são estritamente necessários, afinal, trata-se de em período delicado.

Nesse sentido, a Unicred Região Sul da Bahia reforça a importância de poupar dinheiro e alerta os cooperados sobre o hábito sensato de organizar as despesas mensais em planilhas, para controlar o dinheiro e reduzir os gastos até que as contas se ajustem. A Cooperativa disponibiliza ainda uma linha de crédito especial para que as contas não atrapalhem os planos de um ano tranquilo.

Para obter mais informações, entre em contato com as agências da Unicred: Itabuna (73) 2102-2170, Ilhéus (73) 3634-6142 e Jequié (73) 3525-1049.


COMPARTILHAR