Blog Tempo Presente

Itabuna e Paris se unem em projetos sustentáveis de apoio ao clima

O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Itabuna, recebeu neste sábado, 25, o Ateliê “Fresk du Climat”, numa conexão com o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Paris. O encontro, no formato híbrido, reuniu as líderes dos comitês e o Mural do Clima foi aplicado pela presidente do GMDB Paris, Ana Perivolaris, num trabalho de sensibilização e difusão do Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

Apesar da perspectiva assustadora para o Planeta, Ana propôs um trabalho de conscientização das causas e consequências dos problemas enfrentados e orientou para uma genuína ação voltada ao clima. A presidente do Núcleo GMDB de Itabuna, Wandressa Souza apontou que “se tudo começa no ser humano pode ser também o ser humano a pôr fim nesta situação”.

Janaína Araújo, líder do Núcleo Itabuna, também expressou sua opinião sobre o encontro. Segundo ela, “foi uma oportunidade incrível de aprender mais sobre as mudanças climáticas e como podemos ajudar a combater seus efeitos. Como líderes, precisamos liderar pelo exemplo e fazer nossa parte”.

Bruna Návila, líder do comitê de Sustentabilidade em Itabuna, acrescentou: “Temos o poder de fazer a diferença, não apenas individualmente, mas também de forma coletiva. Este mural é um excelente ponto de partida para ações concretas em nossa comunidade, que também será envolvida nesse processo”.

Durante o encontro, a líder do GMDB Paris, Ana Perivolaris, destacou a importância da ação para combater as mudanças climáticas: “Acredito que precisamos agir agora. Não podemos mais ignorar as consequências das mudanças climáticas. Devemos nos conscientizar e agir”.

O evento também contou com a participação da líder do comitê de Comunicação, Viviane Cabral, da líder do comitê de Empreendedorismo, Lene Brito, e das integrantes dos comitês, Káren Povoas, Sheila Shew e Priscila.

A conexão entre as lideranças de Itabuna e Paris foi possível através do apoio e a articulação do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação, presidida pela professora Mara Rute, que colocou o centro à disposição do grupo para ações futuras.


COMPARTILHAR