Blog Tempo Presente

Sicer e Representantes da Sociedade Civil se reúnem em Comitê Gestor Municipal de políticas públicas dos pequenos negócios

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna, em conjunto com representantes da sociedade civil, se reuniram na sexta-feira, 12, realizando a primeira reunião do Comitê Gestor Municipal para implantação de políticas de desenvolvimento dos pequenos negócios. O comitê funciona no âmbito municipal e vai deliberar sobre ações a serem executadas em uma parceria do Poder Público Municipal e da sociedade organizada.

Na oportunidade a Secretaria de Indústria e Comércio apresentou as políticas públicas estão sendo executadas como o balcão do empreendedor, que funciona no prédio da prefeitura, em parceria com o SEBRAE e presta atendimento e assistência aos microempreendedores de forma gratuita, os cursos, palestras e oficinas que estão sendo desenvolvidos e o projeto Crescer com bairros em parceria com a entidades do comércio e o PROATE.

O Secretário Mauro Ribeiro destacou a reunião como uma grande oportunidade para alinhar ações em conjunto com as entidades que fazem parte do comitê, e que podem surgir ideias a serem implementadas. “A gente saiu da reunião com a criação do Dia D de regularização para o MEI, que será debatido em um encontro específico com a Ampesba, o Sindicontasul para que a gente possa organizar esse momento e fazer o mutirão para levar até essas pessoas o auxílio, a informação e está ao lado dos pequenos empreendedores”, declarou.

O Presidente do Sindicontasul, Erivaldo Benevides avaliou a reunião como positiva diante da participação dos membros do Comitê e os assuntos abordados de apoio aos pequenos negócios. “Foi abordado também a agilidade na abertura das empresas e modernização do atendimento e agilidade na liberação do Alvará da Vigilância Sanitária, que também está se modernizando com novos equipamentos de informática, para evitar idas e vindas dos empresários para obter a licença”.

O Comitê Gestor Municipal tem composição paritária entre representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, sendo constituído por: representantes de órgãos do Poder Executivo Municipal e da sociedade civil organizada (Associações Empresariais, Sindicatos e Clubes de Serviços).


COMPARTILHAR