Blog Tempo Presente

Depois da realocação de feirantes, começam obras de construção da nova Feira do São Caetano

Depois da realocação de feirantes, começam obras de construção da nova Feira do São CaetanoDepois de todos os comerciantes terem sido remanejados para o antigo galpão da antiga fábrica de calçados, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, a feira do livre do São Caetano já está desativada. Por isso, as obras de construção da nova feira deverão ser iniciadas nesta semana, conforme adiantou a gerente da Divisão de Feiras Livres da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Elciane Reis.

Os açougueiros que a princípio resistiram, também já estão no espaço provisório, que já conta com abastecimento d’água fornecido pela Emasa e energia elétrica. Além disso, o local oferece melhores condições de trabalho com mais higiene e segurança, com ronda permanente pela Guarda Civil Municipal e também pelos seguranças mantidos pelos comerciantes.
.
“O prefeito Augusto Castro foi muito sensível em permitir que os comerciantes que parte dos permanecessem no local por mais tempo, por entender que o processo de mudança poderia trazer impactos negativos na venda de seus produtos. Mas, essa mudança é para trazer melhorias tanto para os comerciantes quanto para os consumidores”, complementou a gerente de feiras.

Anne Reis lembra que a Feira do São Caetano estava com sua estrutura metálica comprometida pela ferrugem (oxidação), colocando em risco a vida dos feirantes e trabalhadores do local. “Os próprios feirantes reconheceram a situação e decidiram atender à recomendação da Prefeitura e do Ministério Publico da Bahia”, acrescentou.

Com cerca de 450 comerciantes cadastrados pela Prefeitura, a feira no espaço provisório funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 6 e até as 18 horas. Aos sábados e domingos o funcionamento é das 6 às 14 horas.

As obras de requalificação da feira livre do São Caetano são executadas com a parceria da Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), num investimento de cerca de R$12 milhões. A construtora Sian Engenharia é responsável pela execução do projeto do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIUR).

A área do entorno será dotada de projeto urbanístico dos canais de drenagem, com estacionamento, paisagismo e pavimentação renovada. Anne Reis informou que a empresa terá prazo contratual de seis a oito meses para entregar a obra.


COMPARTILHAR