Blog Tempo Presente

Colégio Batista de Itabuna homenageia personalidades que se destacaram em seus 30 anos de história

Foram homenageadas com placas a maestrina Cacilda Lourenço Silva, viúva do Pastor Hélio Lourenço Silva, fundador do Colégio, e os(as) ex-diretores(as) Ana Lúcia Nogueira Guimarães, Eronilda Góes de Carvalho, Walrúbia Brandão Silva, Agenilda Palmeira Ramos(in memorian), Selma Regina Cerqueira Moreira, Iraildo Oliveira Gomes, Alberto Quadros e Daniela Sellmann Moreira. Também foi homenageada Gracileide Silva Guimarães Sousa, a professora Graça, atual diretora da instituição.

CONCURSO DE REDAÇÃO
Um concurso de redação com o tema: Colégio Batista de Itabuna: “Eu faço parte dessa história”, premiou as alunas Mariana Calazans Almeida Silva, do 8° ano da Educação Fundamental e Raissa Guirra Santos da 3° série Ensino Médio. O Colégio obteve na região, proporcionalmente, o maior número de alunos com as melhores notas na redação do Enem em 2022.

Na cerimônia se apresentaram o sexteto musical, formado por colaboradores do CBI, o conjunto de flautas e o Coral Juvenil de alunos da escola. Um vídeo com depoimentos de ex-alunos e pais de ex-alunos foi exibido.

Um dos pais, Dilson Cardoso, falou da escolha acertada pelo CBI. “Encontramos o que procuramos no Colégio Batista de Itabuna: uma educação para a formação do homem integral e para a cidadania”, disse em depoimento.

EXPOSIÇÃO

O CBI também apresentou, na quadra do colégio, uma Exposição Fotográfica sobre os 30 anos da escola, com painéis, recortes de jornais, fotografias com história dos seus 30 anos de existência. Também aconteceu uma Praça de Comunhão, com alimentação, onde alunos, professores e pais puderam se confraternizar.

EDUCAÇÃO BATISTA

Membro do Conselho do Colégio e Pastor titular da Igreja Batista Teosópolis, Geraldo Meireles, traçou um histórico da educação Batista no Brasil, assinalando a existência de dois milhões de estudantes formados pelas instituições de ensino Batistas em todo o país. Contou que o primeiro colégio Batista no Brasil, surgiu em território baiano, o Colégio Taylor Egídio, fundado em Salvador em 1898, tendo sido transferido para Jaguaquara, em 1922.
Relatou o início da educação Batista em Itabuna com a fundação em 1962 da Associação de Beneficência e Cultura Mesópolis-ABCT e criação do Instituto Teosópolis, pelo Pastor Apolônio Brito. O Instituto Teosópolis, mantido pela ABCT, oferece educação gratuita em parceria com o município.

O Pastor também falou das diversas ações sociais desenvolvidas pela Igreja através da ABCT, como o Mutirão Cabra Macho, a Casa do Vovô, o projeto PSI-ABCT, o Ambulatório Médico, o Centro Cultural Teosópolis, a Escola de Música Sacra de Itabuna- Emusita, o Mercado Solidário, o projeto Morar Melhor, dentre outros.

O CBI
Gerido pela Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), braço social e cultural da Igreja Teosópolis, foi fundado em setembro de 1993, pelo Pastor Hélio Lourenço Silva, oferece do ensino fundamental ao ensino médio. Durante seus 30 anos formou centenas de pessoas, já tendo encaminhado estudantes para prestigiosas universidades do Brasil e do exterior. Muitos deles, são profissionais renomados em suas áreas de atuação.

“O CBI, em pé de igualdade com as melhores escolas do país, é um celeiro produtor de talentos de onde já saíram alunos que, puderam se tornar, médicos, advogados, engenheiros, professores, administradores, pastores, especialistas, mestres, doutores.

Enfim, se tornaram o que sonharam, porque aqui receberam uma educação emancipadora e de qualidade”, reforçou, “portanto, precisamos valorizar nossa identidade e resistência, bem como, continuar semeando, porque o CBI está plantado junto a ribeiro de águas. É por isso, que dá frutos na estação própria, suas folhas não murcham e tudo quanto fizer prosperará”, disse Meireles.

PAPEL SOCIAL

A escola vem cumprindo seu papel social, e atenta às dificuldades da comunidade, anualmente tem oferecido bolsas de estudo para estudantes carentes através de edital amplamente divulgado na imprensa. São bolsas parciais e integrais têm garantido educação de qualidade a centenas de estudantes ao longo das suas três décadas de ensino.

“Queremos exaltar o papel da nossa escola na comunidade estimulando nossos alunos na conscientização para a cidadania com a participação em ações sociais”, pontuou o professor Aurélio Macedo que preside a ABCT.


COMPARTILHAR