Blog Tempo Presente

Animais soltos nas ruas de Itabuna são recolhidos

Prefeitura recolhe mais de 10 animais soltos nas ruas de Itabuna - Foto D 3Dez animais que pastavam em áreas públicas no centro e bairros de Itabuna foram apreendidos no feriadão pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), que iniciou no sábado, 17, a operação de localização, apreensão e recolhimento de gado bovino, cavalos, burros, jegues, cabras e ovelhas flagrados nas ruas e avenidas. A autorização para recolhimento dos animais de grande porte em vias públicas cumpre determinação do Decreto nº 11.315, assinado pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite.

A ação de fiscalização conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal, que cede caminhão-gaiola para o transporte dos animais apreendidos pelos fiscais da Settran para uma fazenda, e Guarda Civil Municipal. Na propriedade os animais serão marcados para facilitar a notificação do dono e ficarão por prazo no máximo 10 dias, sob a responsabilidade da Prefeitura. Além disso, passarão por exames dos médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCAZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi uma operação de muito êxito, com uma quantidade relevante de animais apreendido nas principais vias da cidade, que poderiam causar graves acidentes”, comemorou o secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva, que coordenou a ação. Por meio de denúncias e rondas foram capturados sete animais na madrugada de domingo, quando as atividades foram encerradas.

A maioria dos animais foi apreendida nas avenidas Beira Rio, próximo à ponte de pedestres do bairro Conceição; na Avenida Roberto Santos, no Pedro Gerônimo, e no bairro Góes Calmon, próximo à Escola Carrossel; dois na praça próximo a um bar e mais dois na parte alta do bairro. Na segunda-feira mais três cavalos foram apreendidos nas proximidades da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, nos fundos de um hipermercado.


COMPARTILHAR