Blog Tempo Presente

Sesab já distribuiu quase 100 mil preservativos nos primeiros dias de Carnaval

Imagem sobre Sesab já distribuiu quase 100 mil preservativos nos primeiros dias de CarnavalA Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) distribuiu aproximadamente 100 mil preservativos em Salvador e Porto Seguro, no sul do estado, durante os primeiros dias do Carnaval 2023. Além dos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande, em Salvador, foram distribuídos preservativos na rodoviária, porto e aeroporto. Já em Porto Seguro, a ação focou nos arredores da festa, além de bares e restaurantes.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, lembra que os três postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foram montados em Salvador e Porto Seguro. Na capital, as unidades funcionam na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra. Já em Porto Seguro, o espaço fica localizado na Passarela do Descobrimento. “Os foliões também podem ter acesso aos preservativos e realizar testes rápidos para detecção de ISTs nos postos de testagem. Somente no primeiro dia de festa, o posto de Ondina atendeu 118 foliões, com dois testes positivos para HIV e 13 resultados positivos para sífilis”, destaca a secretária.

Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de IST entre a população sexualmente ativa. Dados do Ministério da Saúde mostram que o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros, sendo a maioria dos casos registrada na faixa de 20 a 34 anos.

Postos para Testagem Rápida para ISTs
Posto 1 – Avenida Centenário, na Barra, atendimento das 16h às 2h
Posto 2 – Avenida Milton Santos, em Ondina, atendimento das 16h às 2h
Posto 3 – Passarela do Descobrimento, Porto Seguro, atendimento das 16h às 2h


COMPARTILHAR