Blog Tempo Presente

Dia Nacional do Livro Infantil reúne alunos e escritores no 2º Encontro Pequenos Leitores, Grandes Autores

Um encontro ao ar livre na Praça dos Eucaliptos, no bairro da Conceição, em Itabuna celebrou no último dia  18, o Dia Nacional do Livro Infantil. O evento realizado pela Academia de Letras de Itabuna (Alita), Centro Cultural Teosópolis (CCT), Biblioteca Municipal Plínio de Almeida e editora Via Litterarum, reuniu durante todo o dia estudantes e escritores no espaço público.

Realizado pela segunda vez no espaço, 2º Encontro Pequenos Leitores, Grandes Autores contou com apresentações culturais dos alunos das escolas, recitais de poemas, exposição de livros e roda de conversa com escritores.

Barracas foram instaladas, onde foram expostas a produção cultural das escolas de Itabuna. “Pela segunda vez obtivemos o resultado esperado que é levar cultura aos espaços públicos, ocupar esses espaços como a praça do bairro”, disse a professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Santa Cruz, Janete Macedo. Participaram as escolas Lua Nova, Pio XII, Colégio Batista de Itabuna (CBI), Instituto Municipal Teosópolis e Colégio Adventista

A pequena Alice Leandro, de 10 anos, aluna da Escola Lua Nova, disse ter adorado o evento: “Maravilhoso, gosto de ler, sempre leio obras infantis”, disse ela, enquanto assistia atenta a roda de conversa dos escritores. Sua professora exaltou a integração dos alunos. “A escola deve oportunizar esses momentos. As crianças vivem no celular”, disse a educadora.

Gabriela Bastos de Jesus, de 10 anos considerou o encontro muito bom; “Muito bom, tenho muitos livros e até gibis. Ler para mim é ótimo pois ajuda também a escrever melhor”, disse.

Autor da obra “Cido, o pequeno Cidadão”, Albione Souza Silva, contou ter se deslocado de sua cidade, Ipiaú para participar do encontro. “Esse evento tem um peso regional, tem uma propagação da literatura, principalmente a literatura infantil, por isso me desloquei da minha cidade Ipiaú para participar do evento. Quero parabenizar pela segunda edição do evento e agradecer pelo convite”, disse o escritor.

“Eu acho fundamental, a organização está de parabéns. Você tem que despertar nas crianças o prazer pela leitura. E quando você forma pequenos leitores, você não está só formando grandes leitores, você está formando cidadãos. Porque literatura é inclusão é cidadania. Eu trabalhei a minha obra “O Gato que tinha três nomes”, focando nisso: O amor à família, o amor aos animais, na conservação da natureza, e também essa coisa que é muito regional, que é a paixão pelo cacau e o chocolate”, disse escritor e jornalista Daniel Thame. “Que possamos cada vez mais envolver as crianças, claro que tem a internet que praticamente catalisa tudo,mas temos que levar as crianças para o mundo real estimulando a leitura”, emendou o jornalista.

O Diretor da editora Via Litterarum e apoiador do evento, o escritor e sociólogo Agenor Gasparetto que exaltou a realização do evento: “Trabalhar com a criança, incentivar a leitura, e o hábito de ler, o gosto pelas histórias, é sempre um bom trabalho, e, fazer isso em praça pública melhor ainda, porque valoriza esses ambientes públicos que estão bastante abandonados do ponto de vista do uso coletivo, do uso planejado na verdade”, disse complementando.

“Então, enquanto editora só tenho que agradecer, parabenizar o Centro Cultural Teosópolis, a professora Janete, por essa iniciativa por esse engajamento, em prol da valorização do espaço público e da leitura, que os novos leitores, quem sabe, no futuro, escritores também”, disse Gasparetto reconhecido um incentivador da cultura regional

A professora Janete Macedo agradeceu a participação das escolas, dos escritores, da Via Litterarum, da Biblioteca Municipal e da FICC, prefeitura de Itabuna em especial aos funcionários dos órgãos pelo apoio. “Vamos já nos preparar para o próximo ano. Que venha 2025”, disse a educadora.(blog do Thame)


COMPARTILHAR