Com o objetivo de fomentar a regionalização das compras e contratações públicas no estado da Bahia, especialmente com a participação de micro e pequenas empresas, a Secretaria da Administração (Saeb) inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) o Posto Avançado de Cadastramento de Fornecedores, com sede em Ilhéus, sul da Bahia. Este é o terceiro ponto de atendimento voltado especialmente para o fornecedor estadual – pessoa física ou jurídica – que está funcionando em salas na Gerencia Administrativa da Pro-Reitoria da Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A entrega dos postos de atendimento é parte das ações da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) para otimizar o atendimento e os trâmites de cadastramento de fornecedores, principalmente às micro e pequenas empresas (MPE’s) nos 417 municípios da Bahia. Além de Ilhéus, a Saeb mantém postos avançados junto às universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste Baiano (Uesb), em Vitória da Conquista, bem como 12 unidades de atendimento do Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), distribuídas pela capital e interior.
“Ação em parceria com a Saeb é imprescindível para oportunizar a participação do fornecedor da região e de todo entorno da UESC, sem a necessidade de se deslocar até a capital, ou enviar através dos correios. Com isso o Estado da Bahia melhora a qualidade e agiliza processo, não só aqueles que estejam relacionados a Universidade, mas para todos os setores do Estado,” frisou a reitora da UESC, Adélia Pinheiro.A solenidade contou com a presença do Diretor de Suporte e Logística da Saeb, Marcos Lopes, do vice-reitor Evandro Senna, do pró-reitor de Administração, Elson Cedro Mira e dos servidores que vão atuar no Posto Avançado de Cadastramento de Fornecedores.
Os postos avançados têm como objetivo descentralizar a ação do órgão central de registro cadastral de fornecedores da administração estadual para outros órgãos e entidades interessadas da esfera estadual. Logo, os postos devem concentrar a demanda local de cadastramento, minimizando o fluxo no núcleo central. Outra consequência é a celeridade no processo de cadastramento de fornecedores na Bahia – fato que também incentiva a legalização de empresas.
O Cadastro Unificado de Fornecedores consiste em um banco de dados de informações de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de licitações e de contratos realizados por órgãos e entidades da administração pública. Estas informações ficam disponíveis no Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (Simpas) para apoiar as unidades gestoras na aquisição de bens e serviços.
Além do atendimento presencial, são disponibilizadas orientações pelo site do Comprasnet.ba (www.comprasnet.ba.gov.br), como informações sobre licitações, tabela de registro de preços, compras eletrônicas, fornecedores, credenciamento e serviços terceirizados, além de cartilhas sobre compras públicas sustentáveis e Lei Anticalote. No site, totalmente reformulado no primeiro semestre deste ano, a área de usuários cadastrados agora utiliza senha única de acesso, tanto para pessoas físicas e jurídicas, com acompanhamento de compras ativas, envio de sugestões e dúvidas e solicitação de serviços.(Ascom UESC)