Blog Tempo Presente

O que a Administração tem a ver com a copa do mundo?

Por Carina Firmato | [email protected]

Tem tudo a ver. Pois, para que um evento desta magnitude aconteça, o correto é ter um planejamento estratégico desde o momento em que o País sede é sorteado.

O primeiro passo a se pensar é: quem serão os lideres preparados para formar a comissão? Precisa realizar previamente o planejamento, o preparo, o controle do evento e a gestão do tempo para o cumprimento de cada etapa. Faz parte das demandas diárias o planejamento logístico, a previsão de custos, receitas, organização dos processos, recursos e até a liderança das pessoas que estão envolvidas no processo.

A COPA DO MUNDO foi criada por “Jules Rimet, em 1930”, com o objetivo de unir os povos de dois hemisférios ao redor de um esporte.

Por ter visibilidade mundial, a COPA DO MUNDO, faz dela um gigantesco evento comercial, com estratégias: organizacional e cultural, baseadas nos costumes do país que assediará e a inter relação entre povos de várias nacionalidades. Isso tem importância na economia? Sim! Pois, gera um negócio bilionário para FIFA, que vende sua marca e os direitos televisivos, gerando a compra e o consumo de produtos comestíveis ou não, possibilitando o aumento de empregos e produzindo mais renda financeira, dando oportunidade para empresas e investidores. Com isso, diversos setores da economia são influenciados dentro e fora do país que sedia a competição.

Portanto, a COPA DO MUNDO tem sua importância e responsabilidade em estruturar 32 seleções, compondo regras e delegando tarefas, como também no setor econômico e administrativo. Afinal, quase metade da população mundial para, para vislumbrar, assistir e viver este momento tão esperado que só acontece de quatro em quatro anos.

Carina Firmato é consultora administrativa e financeira.


COMPARTILHAR