Blog Tempo Presente

Novela “Renascer”: entre a nostalgia e os desafios da atualidade

Por Rafael Bertoldo | Economista

A novela global “Renascer” é uma obra prima criada por Benedito Ruy Barbosa. Ela foi televisionada originalmente em 1993, contando com grandes nomes da teledramaturgia brasileira como Antônio Fagundes, Tarcísio Filho, Osmar Prado, Adriana Estevez, Marcos Palmeiras, dentre outros. A novela foi um sucesso de críticas, atuações memoráveis e recebeu inúmeras premiações.

Tendo como pano de fundo a região cacaueira, a exuberância e beleza natural da Mata atlântica, a flora da Cabruca, o fruto do cacau, as crônicas e romances regionalistas de Jorge Amado e a cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, como cenário principal do enredo. O “remake” da novela Renascer  vai ao ar nesta segunda-feira,22. A trama lança luz, novamente, em dimensão nacional sobre a região cacaueira e todo o seu potencial cultural, turístico e comercial-econômico.

“Apois”, tenho um desafio a lhe fazer, espectador(a): neste “remake” da novela seja curioso para observar diálogos com questões sociais contemporâneas, transformações nas relações de trabalho no campo, agricultura familiar, a produção do cacau e chocolate, geração de trabalho e renda dos pequenos produtores, uso de tecnologias sustentáveis, questões ambientais, erradicação da exploração da mão de obra, do trabalho infantil e etc.

Todos estes temas, caro(a) espectador(a), tangenciam a novela e com uma boa lupa, é possível efetuar um processo de reflexão sobre a cidade de maior extensão litorânea do Brasil: Ilhéus, cenário das gravações. Isso inclui a observância aos desafios enfrentados pelas comunidades locais e as transformações políticas que impactam diretamente a vida das pessoas na região. Sobretudo em um contexto de ano eleitoral a novela pode ser um gatilho para discutir questões que afetam a região cacaueira do ponto de vista ambiental, turístico e político-econômico. Observe, espectador(a), a trama de maneira crítica e a necessidade de debate sobre políticas públicas e a participação da sociedade na construção do seu próprio destino.

A novela “Renascer”, não apenas reconta uma história romântica e intrigante, mas debate a contemporaneidade. Veja a novela com os pés no chão da realidade. Essa é a crítica fundamental na linha tênue entre a nostalgia do passado (retratada na novela) e a urgência das questões do presente. Os espectadores de hoje não são os mesmos de 31 anos atrás, desde a primeira versão. Os elementos:  senso crítico e conscientização; fazem jus a chamada da própria novela: “É TEMPO DE RENASCER”.

Vide o trailer da novela: https://www.youtube.com/watch?v=qtNflb0QYio

Rafael Bertoldo é economista, gerente da Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC, especialista em Gestão Pública, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e doutorando em Direito pela UFSC/UESC.


COMPARTILHAR