Blog Tempo Presente

Morre Zé Celso Martinez aos 86 anos em São Paulo

Zé Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina em São Paulo, em imagem de março de 2017 — Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo/ArquivoDramaturgo estava internado desde terça (4) no Hospital das Clínicas após incêndio atingir seu apartamento. Revolução das artes cênicas no Brasil, ele dedicou mais de seis décadas ao Teatro Oficina, onde vai ocorrer o velório.

Ícone das artes cênicas brasileiras, o dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa morreu nesta quinta-feira (6), na capital paulista, aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo Teatro Oficina, companhia fundada por Zé Celso em 1958.

“Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol. Amor de muito. Amor sempre”, postou o Teatro Oficina em sua conta no Instagram.
Zé Celso, como era conhecido, tinha sido internado na terça-feira (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo após um incêndio em seu apartamento, no Paraíso, Zona Sul da capital paulista. Ele teve 53% do corpo atingido por queimaduras, ficou sedado, entubado e com ventilação mecânica.

Além do dramaturgo, estavam no apartamento Marcelo Drummond, marido de Zé Celso, Ricardo Bittencourt, Victor Rosa e o cachorro Nagô. Os três, incluindo Nagô, ficaram em observação por terem inalado muita fumaça.

O velório vai ocorrer no Teatro Oficina.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou luto de três dias. No decreto, o prefeito destacou a “relevância e singularidade da trajetória do dramaturgo, diretor, ator, encenador e escritor brasileiro José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, cuja atuação revolucionou as artes cênicas brasileiras”. (G1)


COMPARTILHAR