Blog Tempo Presente

Encontro de Gestores de Cultura recebeu mais de 200 participantes em Itabuna

Encontro de Gestores de Cultura recebeu mais de 200 participantes em ItabunaO Encontro de Gestores de Cultura do Território Litoral contou com a presença de mais de 16 Gestores Municipais do nosso território, reunindo também mais de 200 agentes e empreendedores culturais de diversas cidades. O encontro aconteceu no Teatro Candinha Dória, em Itabuna, na última quinta-feira (1º).

Uma ação do FAEG-SUL (Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul) em parceria com a FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), durante todo o dia aconteceram palestras, rodas de conversas e mostra artístico-cultural.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. E conta também com os apoios institucionais da AMURC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e da Fundação de Cultura e Cidadania – FICC, da Prefeitura Municipal de Itabuna.

Emocionada, relembrando os momentos de reclusão na pandemia, Cristiane Santana, presidente do FAEG, agradeceu a todos os presentes. “Estamos aqui fazendo história. Para começar, estamos vivos. Vivos e atuantes, após esses anos de pandemia e de tentativa de apagamento da nossa cultura. Só tenho a agradecer a parceria de cada um e cada uma aqui. Vamos em frente pavimentar os caminhos da Política Pública de Cultura em nosso território e nos fortalecer enquanto agentes, empreendedores e gestores culturais. Pois Cultura é Vida e é Viva!”

As palestras e rodas de conversa giraram em torno do Direito Constitucional à Cultura, ao Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo, aos Pontos de Cultura e à Gestão Cultural. Em momento de protesto, durante a tarde, um coletivo de produtores do setorial de audiovisual entregou uma carta para a Diretora de Territorialização da Cultura da SUDECULT, Jane Estrela, presente no evento. Em plenária, o grupo, representado pelo produtor de cinema, Elson Rosário, solicitou o repasse de 50% dos recursos da Lei Paulo Gustavo para o interior, sob a alegação de que esta população representa 80% da população do estado.

“O intuito do encontro é o de realizar o diálogo e ampla discussão sobre as políticas públicas de cultura, em âmbito regional, ouvindo as demandas de cada município, por entendermos que é disso que nosso povo precisa: momentos de escuta, de fala, de esclarecimentos e, principalmente, de ações propositivas”, disse Bruna Setenta, Chefe de Planejamento, Projetos e Pesquisa da FICC e vice-presidente do FAEG.

O evento reuniu representantes dos municípios de Itacaré, Ibirapitanga, Itajuípe, São José da Vitória, Itabuna, Una, Ilhéus, Itapitanga, Uruçuca, Itaju do Colônia, Arataca, Barro Preto, Itapé, Mascote e Jussari.

“Quero agradecer a equipe Faeg-Sul pela articulação, organização e empenho para que esse encontro ocorresse”, disse Ronara Criola, gestora Municipal de Cultura de Itacaré.


COMPARTILHAR