Blog Tempo Presente

Caetano Veloso completa 80 anos em movimento

Pleno, aos 80 anos, pronto para celebrar a data com fãs e amigosQuando Caetano Veloso se despediu de Santo Amaro da Purificação, cidade onde nasceu, para morar em Salvador – a Cidade da Bahia, como era chamada à época, no início dos anos 1960 -, sentia o conforto de estar perto da sua cidade natal. Foi cursar o ginásio na capital baiana e acabou ficando os primeiros anos da vida adulta. As relações de pertencimento com Santo Amaro nunca se enfraqueceram, porém, os percursos da vida daí em diante mudaram a sua história e também a da música brasileira.

Na cidade do Recôncavo, o filho de Dona Canô já cultivava o gosto pela música e se reunia com amigos para escutar atentamente o LP Chega de Saudade, de João Gilberto. Também chegavam aos seus ouvidos muitos sambas e sambas-canções tocados no rádio, além da música norte-americana.

Vivendo em Salvador, em meados dos anos 1960, Caetano se conectou ainda mais fortemente com a música como cantor e compositor. Conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé e fez, junto com eles e Bethânia, uma temporada de shows no recém-inaugurado Teatro Vila Velha, no Passeio Público, no bairro do Campo Grande.

Ali foi plantada uma das primeiras sementes da Tropicália, movimento cultural de vanguarda que, na música, incorporava e retrabalhava expressões musicais que antes praticamente não conversavam, como a bossa nova e a jovem guarda, o rock e o samba, e afirmava, estética e politicamente, um Brasil em suas contradições, diversidades e potenciais.

Quase seis décadas depois, com quase 50 discos lançados, Caetano é um dos maiores artistas brasileiros. Ele comemora hoje os seus 80 anos no palco, que também é sua casa, ao lado dos três filhos, Moreno, Zeca e Tom, e sua irmã, Maria Bethânia, em um show que será transmitido às 20h30, no Multishow e no Globoplay – aberto também para não-assinantes através de cadastro.

No seu perfil em redes sociais, Caetano comentou a realização da live: ”O mais importante é ter Maria Bethânia, Moreno, Zeca e Tom comigo no palco. Meus filhos e eu agimos como uma banda modesta, mas com luz própria. E enfrentamos o desafio de acompanhar Bethânia”. O repertório do show será composto por músicas de diferentes momentos da trajetória do cantor e compositor.

Além disso, Caetano aproveitou a ocasião do aniversário e a divulgação do show para convidar o público a somar na campanha SOS TV Pelourinho, que está arrecadando doações para o projeto. “Se você quiser me dar um presente de aniversário, faça uma doação. A TV Pelourinho precisa muito da nossa ajuda”, complementou. ( A tarde)


COMPARTILHAR