Blog Tempo Presente

Alessandro Fernandes lança Rascunhos Reais em Ilhéus

O lançamento do livro de poesias “Rascunhos Reais”, de autoria do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, será nesta quarta-feira, 9 de novembro. O evento terá lugar no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), às 15 horas, durante uma sessão especial da Academia de Letras de Itabuna.

Este é o primeiro livro de poesias do professor, Alessandro Fernandes, composto por 20 poesias em 83 páginas, editado pela Editus – Editora da Uesc. No prólogo o autor explica que “Rascunhos Reais é um livro escrito muito mais por ternura que por talento. Minha vida inteira foi dedicada aos temas acadêmicos e sobre gestão, mas sempre tive duas grandes paixões: a literatura e a poesia, mais que apaixonado, acredito piamente que a existência desta torna o mundo dos leitores mais leve, belo e esperançoso”.

A professora e escritora Tica Simões escreve no prefácio que Rascunhos Reais de uma experiência inicialmente realizada através de redes sociais, especialmente Facebook e Instagram. A socialização de sua produção poética, por esse caminho, suscitou uma comunicação imediata. Daí a publicação impressa foi um passo.

“Rascunhos Reais conquista o leitor com a sua poesia que fala de amor. Depois arrebata-o com a bela ilustração de Sanqueilo de Lima Santos, os 20 belos desenhos em bico de pena, que conversam com os poemas, linguagens que dialogam – a poemática e a pictórica – em simplicidade lírica, através de traços espontâneos e expressões existenciais e intimistas, ” descreve a escritora Tica Simôes.

Alessandro Fernandes revela que o título do livro foi extraído do poema Sonhos. Tal afirmação induz à compreensão de que, com a sua publicação, Rascunhos Reais transforma em realidade um sonho que existia em rascunhos. Esse poema parece ser uma mensagem para Letícia, filha a quem o livro é dedicado.


COMPARTILHAR