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Turismo avança no 3º trimestre de 2022 e recupera empregos perdidos na pandemia

O volume das atividades turísticas na Bahia apresentou incremento de 11,9%, no 3º trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021. O resultado segue a tendência nacional, considerando a taxa de expansão de 23,9% para o Brasil no período. Em relação à receita nominal das atividades turísticas, a Bahia cresceu 35,4%, mesmo comportamento do Brasil (48,8%). As informações são do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur).

O boletim, disponível para consulta no site www.sei.ba.gov.br, reúne e analisa informações de diversas fontes que refletem a dinâmica do segmento. Um dos dados revela que o fluxo de passageiros (doméstico e internacional) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 12,9% no período, impulsionado pela significativa expansão registrada em três dos quatro aeroportos do estado. Seguindo a mesma análise, perto de 129 mil veículos passaram a mais nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia no terceiro trimestre de 2022, uma ampliação de 0,7%.

O consumo ativo faturado (kWh) de energia elétrica nas Atividades Características do Turismo (ACTs) na Bahia apontou crescimento de 0,7%, puxado, principalmente, pelo excelente desempenho em Outros alojamentos não especificados anteriormente (81,3%), segundo dados da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Empregos – Com a dinâmica, o setor do turismo incorporou 3.174 novos postos de trabalho com carteira assinada no 3º trimestre de 2022, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.382 postos), Locação de automóveis sem condutor (+664 vagas) e Transporte rodoviário de táxi (+333 postos). É importante destacar que, no acumulado dos anos de 2021 até setembro de 2022, foram criados 20.001 novos postos, fazendo o segmento superar as perdas registradas na pandemia, que foram de 19.032 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 858 milhões nas ACTs no 3º trimestre de 2022, uma retração nominal de 58,0% em relação ao mesmo trimestre de 2021, puxado principalmente pelas atividades de Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional, que registraram recuo de 99,9%, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 59,3% no 3º trimestre de 2022, resultado superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (54,8%), um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana. (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – Setur).

Nesse contexto, é importante ressaltar que o setor do turismo no 3º trimestre de 2022 foi marcado pelas ações empresariais e governamentais para o fomento dessa atividade econômica. A realização das festas populares e religiosas nesse período, como a Romaria do Bom Jesus da Lapa, a novena de Santa Dulce dos pobres, a Boa Morte, as comemorações de São Bartolomeu e outros, movimentaram o turismo religioso. A ampliação das rotas de voos, a atração dos grandes congressos, o fomento ao empreendedorismo, a redução da informalidade e o aumento da competitividade dos destinos turísticos foram ações do governo do estado que contribuíram positivamente para o resultado significativo do turismo no estado da Bahia.

A expectativa é de manutenção do crescimento do setor de turismo para o 4º trimestre, com taxa ainda expressiva, pois, as realizações das festas populares e religiosas nesse período, como a novena de Santa Luzia, a festa de Santa Bárbara, a novena em honra a Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes e outras, já foram realizadas. As festas natalinas e da virada de ano serão realizadas na capital baiana e em grande parte dos municípios. A realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2022 e 2023 estão a pleno vapor. E, o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria do Turismo da Bahia, vem reunindo esforços na promoção de mostrar “O que é que a Bahia tem?” em eventos em todo o território brasileiro, além dar suporte ao Trade turístico.


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