Blog Tempo Presente

Uso de tablets dinamiza o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino estão utilizando 148.804 tablets entregues pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Projeto Conectar para Educar. O uso do equipamento em sala de aula dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e interativas. A iniciativa visa facilitar a construção de metodologias apropriadas para o contexto tecnológico e possibilitar a inclusão digital.

Os equipamentos, que já vêm com chips ativados e diversos aplicativos para estudos instalados, permitem aos estudantes conectividade; acesso a um formato híbrido de ensino; e possibilidades de criação e colaboração, além de acesso à informação de maneira flexível e conveniente, em tempo real. O tablet é de uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sob a orientação dos professores, razão pela qual há bloqueios para sites e aplicativos que não sejam pedagógicos ou indicados pelas áreas pedagógicas da SEC.

No município de Chorrochó, as aulas de Biologia do Colégio Estadual Maria de Lourdes, localizado no povoado de Tarrachil, não são mais as mesmas depois que o tablet passou a ser utilizado, como afirma a professora da disciplina, Rosa Tatiane do Nascimento. “Os tablets estão sendo utilizados para a leitura e contextualização dos conteúdos de forma dinâmica. No momento, estamos trabalhando os vírus, as características gerais, a estrutura e as doenças causadas por eles. Nas próximas aulas, faremos o uso de imagens interativas, mapas conceituais, jogos educativos e artigos acadêmicos”, explicou.

A estudante Anne Caroline Barros, 16, do Maria de Lourdes, aprovou o equipamento. “Os tablets estão sendo muito funcionais, pois permitem novas possibilidades de aprendizagem e contribuem para o nosso desenvolvimento. Estou gostando muito de usar nas aulas”, comentou. Em Iuiú, os estudantes do Colégio Estadual Jorge Amado também estão explorando os recursos dos tablets nas aulas de disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Projeto de Vida e Geografia, bem como na oficina de Informática do Programa Educa Mais Bahia. Para a estudante Iarla Raiane da Silva, 16, as aulas ficaram mais interessantes. “É muito estimulante usar o equipamento para fazer pesquisas; baixar arquivos de texto; assistir a videoaulas; consultar o dicionário; e aprender idiomas com o Google Tradutor, por exemplo. Além disso, podemos responder em casa as atividades solicitadas”, disse.

Os aplicativos pedagógicos instalados nos tablets atendem os diferentes componentes curriculares: Matemática (Calculadora Gráfica, Geometria e Geogebra); Português e Libras (Dicio, FioLibras, Hand Talk, Jamboard e Google tradutor); Empreendedorismo (Canva, Escola Virtual Gov, Notas de Keep, Planilhas, Adobe Scan, Agenda, Documentos, Drive e Meet); Estratégias de Comunicação (Cap Cut, Câmera, Youtube e VLC); Outras Palavras (Duolingo e Google Tradutor); Conhecendo a Bahia (Maps e Google Earth); e Jogos Pedagógicos (Scratch e Kahoolt!).


COMPARTILHAR