Blog Tempo Presente

Roteiro de turismo comunitário no Assentamento Pancada Grande em Itacaré é apresentado a agentes de turismo

O roteiro de turismo comunitário rural ofertado no Assentamento Pancada Grande, em Itacaré, foi apresentado, nesta terça-feira (31/10), durante visita técnica realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com a participação de representantes da rede de agências de turismo e de outras empresas e organizações ligadas a esse segmento.

Durante a atividade foram realizadas caminhadas em trilhas no local, incluindo a visita à cachoeira da comunidade e às obras do Centro Multiuso, resultado do apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que está sendo construído para recepcionar os visitantes. O espaço contará com cozinha, escritório, espaço de produção de polpas de frutas e de chocolate, além de uma loja para a comercialização dos produtos das famílias assentadas.

Luciana França, que atua na área do turismo e representa a Pousada Portal da Concha, de Itacaré, participou da visita e falou que foi muito rica a experiência dessa vivência do turismo comunitário no Assentamento que possibilitará a vinda de turistas. “Essa experiência da aliança entre o turismo e a comunidade, com essa sustentabilidade, com produtos orgânicos e com a agricultura familiar, a gente participou para levar para os turistas”.

A programação possibilitou o debate sobre as diversas possibilidades de fortalecimento do turismo comunitário rural e impulsionamento e expansão do turismo no município de Itacaré.

“Proporcionar para o município, para diversas localidades rurais, ribeirinhas, comunidades quilombolas, distritos e povoados, o turismo de base comunitária, de certa forma é criar melhores condições de trabalho e renda, para que as pessoas possam prosperar e viver com dignidade, melhorando as condições de vida das famílias”, ressaltou o secretário de Turismo e Cultura de Itacaré, Marcos Japu.

A visita contou também com a participação do vice-prefeito Genilson Souza e dos representantes das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Comunicação; da Sala do Empreendedor; de técnicos da CAR; do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação; dos fazedores de turismo de Itacaré como a Associação de Condutores de Visitantes de Itacaré (ACVI), Ertour, Portal da Concha, Conexão Itacaré e Itacaré Adventure.


COMPARTILHAR