Blog Tempo Presente

Organizações produtivas apoiadas pelo Governo da Bahia são bem avaliadas pelo Banco Mundial

Governo do Estado e Banco Mundial realizam 16ª Missão de Supervisão do  projeto Bahia Produtiva - Diário BahiaUm grupo formado por representantes do Banco Mundial realizou, nesta semana, mais uma série de visitas a organizações produtivas apoiadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, com o objetivo de avaliar os resultados dos investimentos realizados.

Entre as organizações visitadas está a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em Uauá. Lá, os recursos foram aplicados para contribuir na ampliação da presença comercial da Coopercuc no mercado privado e institucional, suprindo gargalos nos processos de operacionalização da agroindústria, tornando-a mais automatizada.

Em Juazeiro, a visita foi realizada em comunidades rurais, onde foram realizados investimentos por meio da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Caiçara e Tanque, para a implantação de 20 unidades de hortas com foco na melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias. Na Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi e Vizinhanças, a aquisição de 20 abrigos rústicos, 20 unidades de propagação de palma forrageira, 18 cisternas e aquisição de 16 reprodutores, estão contribuindo na produtividade e, consequentemente, não aumento da renda das famílias.

O grupo também conheceu a Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), em Sobradinho, onde houve investimento em máquinas e equipamentos para a montagem da agroindústria, aquisição de veículo no modelo pick-up e adutoras para associações vinculadas ao projeto. A cooperativa trabalha com a venda de fruta in natura e possui uma agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas, como acerola orgânica, manga e goiaba, na linha industrial, onde trabalham com tonel de 200 quilos.

A experiência da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), em Várzea Nova, foi outra experiência apresentada. Lá, o apoio foi na ampliação e modernização da agroindústria, para promover a qualificação e a estruturação do processo produtivo, com assistência técnica e extensão rural (Ater) continuada e efetiva, montagem de uma patrulha agrícola, com trator e implementos, facilitando a produção de alimentos para o rebanho em cada um dos municípios onde estão localizadas as organizações vinculadas. A cooperativa conta ainda com incentivo à produção de uma matéria-prima de qualidade e com garantia da venda por preço justo.

O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirma que as visitas comprovam os excelentes resultados obtidos pelo projeto. “Uma semana importante que está avaliando as ações do projeto, para que possamos concluir os investimentos e gerar informações para a futura operação”.

Essa é a 16ª Missão de Supervisão do projeto Bahia Produtiva, que teve início no dia 2 de maio, com reuniões que abordaram temas como o panorama do estágio de andamento do projeto, gerenciamento financeiro, estratégias de avaliação e monitoramento e avanços, além de resultados das ações de Inteligência de Mercado. Foram realizadas ainda visitas de campo para o município de Itaberaba, onde está localizada a Cooperativa Nacional de Produção e Comercialização (Coopaita), em Pintadas, na Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e Cooperativa Frigbahia, em Porto Seguro, em uma comunidade indígena, e em Jacobina, onde está localizada uma das centrais de associações de abastecimento de água.


COMPARTILHAR