Ação coordenada pelo programa Bahiater e Adab do governo do Estado, resultou na realização do curso sobre de Monilíase do Cacaueiro. O evento aconteceu no centro de treinamento da Ceplac em Ilhéus, entre os dias 5 e 6 de setembro.
Segundo Marcos Souza coordenador do Setaf, o curso “objetivou a capacitação de técnicos na identificação da doença, mesmo que ainda não ocorra incidência em território brasileiro”. O curso contou com a participação de profissionais do Instituto Cátedra, Cooperast, Bahiater, Adab, Ceplac, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Instituto Biofábrica e Consulcoop.
Durante os dois dias tiveram as aulas teóricas e práticas abordando temas como “Monilíase do cacaueiro e Pragas”, “Plano de contingência”, “Tecnologia de aplicação de Agrotóxicos”, “Metodologia de levantamento, detecção e monitoramento” e “Educação Sanitária”.
Elaine Martins, técnica Bahiater, salientou que o evento “foi muito importante para articular ações integradas de todos os grupos e instituições que atuam na ATER do Litoral Sul Bahia”.
Já para Welington Leite que atua no mesmo programa o curso foi excelente, pois “além dos aspectos técnicos tivemos a oportunidade de conhecer parte da legislação que envolve transporte e comercialização vegetal e os procedimentos e cautelas que devem ser tomadas para o enfrentamento da doença caso ela venha a ser introduzida no país”.