Blog Tempo Presente

Estudantes da rede estadual representam a Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília

Estudantes da rede estadual representam a Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília | estudantesUm total de 47 estudantes-atletas da rede estadual de ensino irá representar a Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), cuja abertura será realizada na noite desta sexta-feira (27). O evento prossegue até o dia 9 de novembro, em Brasília (DF), com competições em 17 modalidades esportivas. Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o JEBs reúne os estudantes classificados de todos os estados do Brasil, de 12 a 14 anos, e é classificatório para o Sul-Americano, que acontece no mês de dezembro, no Chile.

A programação pode ser acompanhada através de transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube da CBDE Brasil (https://www.youtube.com/c/CBDEBrasil). Para chegar aos JEBs, os estudantes-atletas passaram pelas etapas Escolar, Territorial e Seletiva dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). A iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) visa trabalhar a cultura corporal nas instituições que integram a rede estadual de ensino, promovendo não só a prática do esporte, como também a inclusão, cooperação, integração e o fortalecimento da cultura da paz entre a comunidade escolar.

A estudante Maria Eduarda de Oliveira, 14, 9º ano, da Escola Estadual Visconde de Itaparica, em Salvador, pratica judô desde os oito anos de idade e disse que está animada para participar dos JEBs. “Venho treinando três vezes por semana e me dediquei muito. Eu estou na expectativa para conquistar o 1º lugar e me classificar para o Sul-americano”.

Também de Salvador, o estudante Lucas Daniel Silva, 13, 8º ano, do Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, irá competir na modalidade Atletismo. “Comecei a praticar atletismo este ano e estou muito contente com esta oportunidade de competir em um evento como este, em outro Estado. Eu acredito que este é o primeiro passo para a conquista do meu sonho, que é me tornar um atleta profissional e participar de uma olimpíada”, disse, entusiasmado.


COMPARTILHAR