Blog Tempo Presente

Cuidado com a fotoceratite no verão

No verão os raios ultravioletas são mais fortes e a exposição excessiva e sem proteção a esses raios podem ocasionar fotoceratite que é uma espécie de queimadura ocular causada pela exposição excessiva a raios UVA e UVB causando danos severos aos seus olhos.

De acordo com o oftalmologista do DayHORC José Fabiano Menezes – CRM 14.258, a fotoceratite é uma inflamação da córnea causada por uma queimadura de 1° grau e é bastante comum em quem está de férias na praia, surfistas e pessoas que trabalham ao ar livre por estarem constantemente expostos aos raios solares. Mas, de forma geral, todo mundo deve ficar atento. “Algumas horas em contato com o sol já são suficientes, por isso, a prevenção é fundamental”, alerta o médico.

Segundo o especialista, os sintomas são o aparecimento de dor ocular 12 a 24 horas após exposição à radiação, irritação, fotofobia intensa, alteração visual e lacrimejamento. “O paciente não consegue abrir os olhos devido ao incômodo provocado pela luz (fotofobia). Estas lesões são reversíveis e não resultam em lesões a longo prazo”. Além da fotoceratite a exposição a longo prazo à radiação UV pode afetar diversas partes do olho humano: Conjuntiva – conjuntivite crônica, pinguécula e tumores;Córneas – ceratite, pterígio;Cristalino – presbiopia precoce, catarata;Retina – degeneração macular.


COMPARTILHAR