Blog Tempo Presente

Centenário de Adonias Filho é celebrado no Centro de Cultura em Itabuna

ado 1Nesta quinta-feira (26), foram iniciadas as celebrações do centenário de nascimento do jornalista, escritor e crítico literário Adonias Filho (27.11) no Centro de Cultura que leva nome do homenageado e que é um dos espaços geridos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Adonias – que faleceu em 1990 – foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras e assina obras como Corpo Vivo, Luanda Beira Bahia, O Largo da Palma e As Velhas, traduzidas para o inglês, o alemão, o espanhol, o francês e eslovaco.

O evento de celebração, promovido pela SecultBA, foi aberto com a apresentação ado 2da Banda Sinfônica de Itabuna, e contou com a presença de autoridades da comunidade itabunense.

O diretor de Espaços Culturais da SecultBA, Romualdo Lisboa, destacou que “Adonias Filho é um dos grandes escritores em todos os tempos, que conseguiu dar ao trabalhador, que fez a cultura do cacau, o protagonismo que merece. Percebe-se em todos os personagens das obras dele um carinho muito grande pelas terras do cacau”. O diretor afirmou ainda que “é extremamente importante nessa comemoração ado 3do centenário de Adonias Filho, envolver a comunidade e incentivar as novas gerações para conhecerem sua obra, que é atemporal”.

Leia mais no Blog do Thame


COMPARTILHAR