Blog Tempo Presente

CDS-Litoral Sul recebe novos veículos para o apoio aos municípios regionais

cds_maquinaO prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS-Litoral Sul), Antônio de Anízio, recebeu do governador da Bahia, Rui Costa, na manhã desta segunda-feira, em Salvador, novos veículos e equipamentos que estarão à disposição dos municípios regionais. A entrega contou com a participação do deputado estadual Rosemberg Pinto, do presidente da Amurc, Lero Cunha, secretários estaduais e municipais e prefeitos de diversos municípios regionais.

Nessa etapa o CDS-Litoral Sul recebeu do Governo do Estado uma pá carregadeira, um carro pipa, um rolo compressor, uma basculante e uma escavadeira hidráulica. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, esses novos equipamentos serão de grande importância para os municípios para a realização de serviços como a recuperação de estradas, abastecimento de água, retirada de baronesas, lixo e entulhos, pavimentação, construção de tanques para a criação de peixes, além de vários outros projetos.

O CDS Litoral Sul é uma entidade consorciada com 13 municípios, com convênios em parceria com o Estado da Bahia (Gestão Ambiental Compartilhada-GAC, com a SEMA e Regularização Fundiária Rural, com a SDR/CDA). O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável foi criado em 15 de maio de 2013, pelos gestores municipais que integram o Território Litoral Sul da Bahia, com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns, através da captação e otimização dos recursos financeiros.

Nos últimos dois anos, sobre a presidência do prefeito Antônio de Anízio, o CDS Litoral Sul conseguiu implementar convênios importantes em parceria com o Governo do Estado da Bahia, para o atendimento às demandas de infraestrutura urbana e rural, resíduos sólidos, meio ambiente e educação. E agora mais uma vitória está sendo somada pelos municípios regionais com a entrega desses veículos e equipamentos.

Antônio de Anízio destacou que vai continuar atuando em parceria com o Estado, e em união com os municípios, que segundo ele, é fundamental para a resolução dos problemas. “O município unido é município forte. E hoje, os recursos são poucos, e os municípios abaixo de 50 mil habitantes têm sido penalizados. Então, a partir do Consórcio a gente vê a viabilidade de resolver os problemas que atinge os municípios de porte pequeno, principalmente na região cacaueira”, enfatizou Anízio.


COMPARTILHAR