Blog Tempo Presente

Candidatos do Litoral Sul assumem compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis

Lenildo no Encontro do Instituto Nossa Ilhéus FOTO JOSIVALDO DIAS_05_09_2016Candidatos ao legislativo e ao executivo as eleições de 2016, no total de 58,  no Litoral Sul da Bahia assinaram na segunda-feira (05) a carta compromisso com o programa.

O ato foi  durante o “Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável”, que aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz.  O objetivo do evento foi oficializar o compromisso com a gestão por meio de metas e indicadores, que permite avançar no desenvolvimento local de forma sustentável.

Além de conhecerem o programa, os candidatos ao executivo receberam, em primeira mão, 61 indicadores sociais e, em breve, ganharão o selo Cidades Sustentáveis que serão utilizados em suas campanhas.  Para saber os nomes dos que já assinaram a carta, acesse www.nossailheus.org.br. O candidato que deseje assinar a carta pode entrar em contato com o Instituto Nossa Ilhéus pelo telefone (73) 3017-1746.

Encontro Territorio Litoral Sul Mais SustentavelUm dos maiores empreendedores sociais do Brasil, o coordenador nacional do Programa, Oded Grajew, apresentou a iniciativa aos candidatos e destacou a importância de seguir uma gestão municipal alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. “Mudar o modelo de desenvolvimento é uma questão política, ou seja, de escolhas. Os candidatos que se comprometeram a aderir ao Programa terão a oportunidade de, quando eleitos, se tornarem referências mundiais em sustentabilidade, uma vez que a ONU vai dar essa visibilidade a todas as gestões que contribuírem com a realização, em âmbito municipal, desses objetivos. ”, afirmou.

“A partir dessas informações será possível aplicar os recursos municipais de forma mais eficiente e avaliar os resultados das ações praticadas pelos municípios”, destacou o presidente da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Lenildo Santana. Ele é prefeito de Ibicaraí, no Sul do estado, município que foi terceiro colocado na Bahia no ranking de pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, figurando entre as cidades mais eficientes.

O evento foi aberto ao público e contou também com a presença da reitora da UESC, Adélia Pinheiro e da assessora do programa, Clara Meyer. O Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável teve apoio do Instituto Arapyaú, da Amurc e do Instituto Nossa Uruçuca. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil organizada e apartidária, realizado pela Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Brasileira por Cidades justas, Democráticas e Sustentáveis. 


COMPARTILHAR