Blog Tempo Presente

BAMIN promove ação de educação ambiental em Sambaituba

Mutirão dá nova vida a casas alagadas - Jornal A RegiaoA BAMIN, em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS), promoveu, nos dias 3 e 6 de outubro, a segunda edição da ação “Plantando Ideias: Horta na Escola”, uma iniciativa que faz parte do Programa de Educação Ambiental com as Comunidades (PEACOM), realizada na comunidade de Sambaituba. A ação teve como destaque a renovação dos canteiros da horta escolar, que foram preparados para um novo plantio conduzido pelos alunos do 4º ano da rede municipal.

Liderada por Luciana Castilho, coordenadora científica do Programa de Educação Ambiental com Comunidades do Porto Sul, a iniciativa visa promover a conscientização ambiental entre os alunos, destacando a importância do plantio de mudas de árvores, ervas, flores e hortaliças, além de buscar a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno da BAMIN.

Nos canteiros da Escolas Nucleadas de Sambaituba, é possível encontrar uma variedade de hortaliças cultivadas pelos alunos. Coentro, salsa, couve, hortelã, cebolinha, alface e alecrim são alguns dos alimentos que agora fazem parte da horta. Além de estimular o cultivo de alimentos saudáveis, essa diversidade de ervas e vegetais oferece aos estudantes a oportunidade de aprender sobre diferentes tipos de plantas e ampliar seus conhecimentos sobre agricultura e nutrição.

Ramon Chalhoub, coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, explica que a horta escolar traz uma série de benefícios para crianças e adultos. “A produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, as atividades ligadas à culinária na escola, e a troca de conhecimentos e solidifica a relação desses jovens com o meio ambiente”, destaca.”.

Além de seus benefícios locais, essas ações também contribuem significativamente para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 2, que busca erradicar a fome, garantir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. A iniciativa também visa a redução da fome e da pobreza extrema, bem como a geração de renda e o trabalho digno no campo, estímulo à economia das cidades e à promoção de uma alimentação mais saudável.

SOBRE A BAMIN

A BAMIN investe continuamente em seus negócios no Brasil,que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias.


COMPARTILHAR