Blog Tempo Presente

Ações para fomentar agricultura familiar da Bacia do Rio Corrente são debatidas durante Caravana Parceria Mais Forte

Ações para o desenvolvimento rural são debatidas no Território Bacia do Rio Corrente | Blog do BananaPara potencializar a produção de café arábica em grãos, leite, caprinos e ovinos e atividades econômicas que são destaques nos 11 municípios do território Bacia do Rio Corrente, dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveram, nesta quarta-feira (01), mais uma edição da Caravana Parceria Mais Forte Juntos Para Alimentar a Bahia, na Câmara de Vereadores do município de Cocos.

Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, destacou que a passagem da Caravana nos territórios que compõe região Oeste da Bahia (Bacia do Rio Grande e do Rio Corrente) está servindo para mostrar outras potencialidades para o desenvolvimento rural.

“No Oeste, estão sendo interessantes as Caravanas, porque estamos quebrando aquele paradigma de que há uma predominância do agronegócio em relação à agricultura familiar. E nós temos visto que as instituições locais, a começar pelas secretarias municipais, têm um trabalho de excelência com a agricultura familiar”, observou Dias.

Ações para fomentar agricultura familiar da Bacia do Rio Grande são debatidas durante Caravana Parceria Mais ForteUm dos resultados de investimentos do Governo do Estado, para alavancar o desenvolvimento rural no território é o convênio firmado entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (Cibarc), no valor de mais de R$ 2,2 milhões. Este recurso será aplicado nos sistemas produtivos do leite, mandioca, ovos de galinha caipira e acompanhamento técnico para a qualificação do processo produtivo.

“A parceria entre o Governo do Estado e o nosso Consórcio é de grande importância, pois é desta forma que conseguiremos implantar políticas públicas de forma coletiva em nosso território e, assim, conquistar num futuro breve, melhores resultados na produção da agricultura familiar”, pontuou Antônio Trindade, secretário executivo do Cibarc.

Eliandra Souza, beneficiária da implantação dos quintais produtivos do projeto Bahia Produtiva e integrante da Associação Comunitária de Morrinhos do município Serra Dourada, participou da Caravana e pontuou que a segurança alimentar vem antes da comercialização. “Às vezes, a gente pensa assim: ‘Vou melhorar para ganhar dinheiro’. Isso é importante, mas principalmente vamos comer bem. Estamos recebendo kit de irrigação e sementes, para plantar e colher um alimento saudável e sem agrotóxico, para a minha família e para quem for comprar também”.

Sobre a Caravana

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem o objetivo de apresentar à sociedade baiana, nos 27 territórios de identidade, as ações que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar, com recursos da ordem de R$ 2,9 bilhões, sendo aplicados no período de 2015 até o fim de 2022.

A Caravana visa ainda consolidar e ampliar essas ações, para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos e promover maior articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.


COMPARTILHAR