Blog Tempo Presente

A profissão de vendedor: adrenalina que não pode adoecer

Por Flávia da Mata [email protected]

Flávia é consultora empresarial

Sabemos o quanto é prazeroso trabalhar no que se gosta, se identifica e tornar esse processo em resultados é extremamente gratificante. Vendedor que é vendedor pela alma, sabe do que estou falando.

É adrenalina todo final do mês, onde se precisa bater uma meta, realizar os fechamentos das vendas, e no dia seguinte é iniciar o ciclo todo novamente, partindo do zero sempre, como em uma faixa de largada de uma corrida.

A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções. Em consequência física imediata, aumenta os batimentos cardíacos, acelera o fluxo de sangue para os músculos e ativa o cérebro, deixando-o com reações rápidas e estimulando a memória.

Essa sensação dá sentido à vida, ao trabalho, é a motivação. O motivo para a ação!

É maravilhoso porque você está sempre se renovando para atingir um resultado, isso é a vida. Porém, é frequente encontrar pessoas atualmente com síndrome de burnout ou doenças relacionadas ao trabalho, colocando a culpa na rotina do labor. Mas, façamos uma análise: Eu domino o trabalho ou eu deixo ele me dominar?

Como tudo na vida, esse processo não pode me engolir, não pode fazer parte 100% da minha existência. Todo o processo existencial pede equilíbrio, e na profissão do vendedor não pode ser diferente. Tudo em excesso é sobra!

Para manter esse vigor que a função de vendedor me traz, eu preciso ter uma saúde física e mental, para que ela não me adoeça. Caso contrário, um caso de sucesso profissional, pode se transformar em uma tragédia. Em lamúrias pelo resto da vida, com frases como: “Me dediquei tanto para o trabalho e não valeu a pena!” Ou: “Só fiz enriquecer o dono da empresa e eu estou aqui doente!”

Amigos, é importante bater a meta da empresa, mas primeiro precisamos bater a nossa meta de vida. Assuma o controle da sua vida profissional, tenha tempo para você, tenha tempo para sua saúde, família e lazer e verá que sua produtividade, inclusive irá aumentar.

O segredo do sucesso profissional, está na qualidade de como você faz, e não na quantidade exagerada que muitas vezes traz desequilíbrio, ao invés de bons resultados.

Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.


COMPARTILHAR