O Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Cidade Baixa, em Salvador, iniciou as homenagens com muita fé ao Anjo Bom do Brasil, neste sábado, 13, data em que é celebrado o dia litúrgico da primeira santa brasileira.
A programação começou desde o início da manhã e vai até as 19h, com homenagens no santuário ou virtualmente, através do canal no Youtube. Nas primeiras horas deste sábado, houveram missas às 7h, 8h30, 10h30, 12h. A missa das 8h30, inclusive, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.
As próximas missas serão realizadas nos horários: 14h, 16h e 18h. A missa das 18h irá anteceder a Procissão Luminosa, prevista para acontecer às 19h, e percorrerá o Caminho da Fé (do Santuário à Baixa do Bonfim) com a imagem de Santa Dulce no andor.
A celebração em honra à Santa Dulce será acompanhada também de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da história. No santuário, foi organizada uma feira com venda de itens religiosos, na qual a renda será destinada à OSID.
Canonização
Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, pelo Papa Francisco, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. A freira baiana tornou-se a primeira santa brasileira e o dia 13 de agosto é sua data litúrgica.
Neste mesmo ano, a Câmara Municipal de Salvador incluiu em seu conjunto de títulos e honrarias a Medalha Irmã Dulce, direcionada a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destacam na promoção de relevantes obras sociais na cidade de Salvador. (A tarde)