Blog Tempo Presente

Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe, diz PF

Sindicato registra boletim de ocorrência e alerta novamente sobre  tentativas de golpe utilizando os nomes da entidade e do escritório de  advocaciaA Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de “forma direta e efetiva” nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.

A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

De acordo com a PF, Bolsonaro tinha conhecimento sobre o planejamento das ações para atentar contra a democracia brasileira.

“Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”, diz o relatório.

No documento, os investigadores também afirmam que Bolsonaro tinha conhecimento do chamado Punhal Verde e Amarelo, plano que, segundo a PF, foi elaborado pelos indiciados para sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

(mais…)

Yamandu Orsi, vence eleição no Uruguai

O professor de história Yamandu Orsi, de centro-esquerda, venceu as eleições presidenciais uruguaias neste último domingo (24) e será o próximo presidente do país. O herdeiro político do ex-presidente e militante de esquerda José “Pepe” Mujica derrotou o adversário de centro-direita Álvaro Delgado por 49,84% a 45,87% dos votos.

O candidato governista era apoiado pelo popular presidente Luis Lacalle Pou, que tem um nível de aprovação acima de 50%, mas está impedido constitucionalmente de disputar a reeleição.

O novo presidente deve assumir no dia 1º de março e irá receber uma economia forte que deve crescer 3,2% este ano, de acordo com o Fundo Monetário Internacional. A inflação também diminuiu nos últimos meses.

Embora prometa forjar uma “nova esquerda” no Uruguai, Orsi não planeja mudanças drásticas. Diferentemente do atual presidente e do adversário Delgado, ele prefere negociar qualquer acordo com a China por meio do Mercosul. Orsi propõe incentivos fiscais para atrair investimentos e reformas da Previdência Social que reduziriam a idade de aposentadoria, mas não chegam a uma reforma radical buscada pelos sindicatos do Uruguai.

Quem é Orsi
Em 1991, Orsi formou-se professor de História e lecionou em escolas de Ensino Médio do interior até 2005, quando iniciou sua carreira no governo de Canelones, primeiro como secretário-geral por quase 10 anos e depois como prefeito por dois mandatos.

(mais…)

Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado

Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado, disse nesta segunda-feira (25) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a data exata depende de uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

“[O anúncio do pacote] está dependendo agora de o Palácio do Planalto entrar em contato com o Senado e a Câmara. Tem que ver se os presidentes estão aí, estão disponíveis, mas enfim, nós já estamos preparados. Está tudo redigido já. A Casa Civil manda a remessa [da redação final dos textos] para mandar com certeza [ao Congresso] essa semana. Agora, o dia, a hora, vão depender mais do Congresso do que de nós”, disse Haddad ao sair do ministério.

Apesar de a previdência dos militares, ponto que entrará no pacote, ser definida por lei ordinária, o ministro ressaltou que o governo enviará uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar ao Congresso. “A ideia é mandar o menor número de propostas possível”, justificou.

(mais…)

Dia do Empreendedorismo Feminino é marcado pelo sucesso da liderança das mulheres rurais

Empreendedorismo: disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. O conceito está no dicionário, mas, na prática, por toda a Bahia, mulheres agricultoras vivenciam o avanço do empreendedorismo nas suas comunidades.

Para apoiar essas iniciativas, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceira com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), disponibilizou o edital de Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, que proporcionou autonomia e renda para cerca de duas mil mulheres agricultoras baianas.

Na Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), a história de evolução das 102 mulheres cooperadas é liderada pela presidente Maria Joselita Santos, mais conhecida como Branca.

A gestora pontua os avanços da cooperativa a partir dos investimentos. “As ações contribuíram para a formação das cooperadas, o melhoramento das embalagens dos produtos e a aquisição de equipamentos como freezers, fornos e assadeiras. Tudo isso fez com que a nossa produção e comercialização aumentasse”, conta Branca.

A Coomafes comercializa produtos como banana chips, beijus e biscoitos na alimentação escolar de diversas escolas, realiza a gestão de uma loja da agricultura familiar em Valença, além de ser a responsável por uma feira da agricultura familiar, que funciona todas as sextas-feiras, na sede do município.

(mais…)

Conferência de Economia Popular e Solidária finaliza proposta estadual para a 4ª Conaes

Conferência de Economia Popular e Solidária finaliza proposta estadual para a 4ª ConaesMais de 700 pessoas participaram da Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária da Bahia, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, na capital baiana, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( Setre). Com uma representação dos 27 territórios de identidade e a eleição de 82 delegados foi criada a Proposta Estadual de Economia Popular e Solidária. O documento e seus representantes estarão na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes) prevista para agosto de 2025, em Brasília.

Referência Nacional na prática da política de Economia Solidária, a Bahia foi o estado com maior mobilização e formação de delegados nas conferências realizadas em âmbito nacional. No Brasil, são 23 milhões de pessoas envolvidas na economia popular e solidária, um sistema de produção e distribuição de bens e serviços baseado na autogestão e no cooperativismo, a economia solidária está no centro dos debates na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária.

O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior, pontuou que essa atuação coletiva, com debates relevantes e que visam ampliar os investimentos, desenvolvimento da assistência técnica aos empreendimentos econômicos solidários e visibilidade dessa política pública é algo promissor à Bahia na Economia com a geração de renda e trabalho, além de resolver outros problemas sociais.

O evento contou com uma grande diversidade, em destaque ao público dos povos tradicionais, indígenas, quilombolas, pequenos agricultores e muitos outros, além de representantes de Organizações Sociais, Universidades, do Governo da Bahia e do Governo Federal.

(mais…)

Jacson Cupertino é reeleito presidente da OAB Subseção de Ilhéus

Jacson Cupertino é reeleito presidente da OAB Subseção de IlhéusO advogado criminalista Jacson Cupertino foi reeleito para presidir a OAB Subseção de Ilhéus para o triênio 2025/2027, com uma votação muito expressiva. No pleito realizado no último dia 18 de novembro, a chapa “União pela Advocacia”, composta pelo atual presidente, elegeu também dra. Flávia Maltez, vice-presidente; dr. Nelson Cunha, secretário geral; dra. Carla Caetano, secretária Geral Adjunta; e dr. Daniel Mendonça, tesoureiro.

O grupo liderado por Cupertino apoiou à reeleição da dra. Daniela Borges para a Seccional Bahia, que venceu o pleito com mais de 12 mil votos. Na Subseção, o presidente Jacson Cupertino venceu com 470 e seu oponente 53 votos.

“Saio muito feliz deste pleito e com a certeza de que estamos no caminho certo! A nossa advocacia deu sinais claros que o trabalho voluntarioso de nossa diretoria e das Comissões de forma harmônica e participativa resultam em melhorias para toda a classe e isso reflete positivamente na sociedade. Não mediremos esforços na defesa ostensiva de nossa advocacia para oferecer sempre as melhores condições para todos os inscritos nesta Subseção. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que acreditaram em nosso trabalho e sufragaram a vitória de nossa chapa. A casa das liberdades continuará no caminho da justiça social e na defesa de nossa advocacia. Obrigado!”, finalizou Cupertino.

Uesc e Receita Federal promovem seminário sobre Cidadania Fiscal e parceria técnica

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou o seminário “Cidadania Fiscal na Extensão Universitária: oportunidades de parceria entre a Uesc e a Receita Federal”. O objetivo é fomentar a conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos e explorar oportunidades de colaboração entre a instituição de ensino e o órgão federal.

O evento destacou o papel da extensão universitária na promoção de práticas cidadãs relacionadas à arrecadação tributária e educação fiscal. Foi aberto pelo reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, com as presenças do pró-reitor de Extensão, Omar Costa; da coordenadora Nacional da Cidadania Fiscal, Sra. Ana Paula Sacchi Kuar; da coordenadora Regional Bahia Sergipe da Cidadania Fiscal, Sra. Marirrone Carvalho Ferreira de Lima; representante da Cidadania Fiscal em Vitória da Conquista, auditor Fiscal Sr. Raul Cabadas Filho e do diretor do Departamento de Administração e Ciências Contábeis e coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF Uesc professor, Iracildo Silva Santos

Diálogo entre academia e sociedade – O seminário apresentou iniciativas voltadas para ampliar o impacto da Receita Federal em programas e projetos de extensão universitária. Entre os principais temas discutidos, esteve a possibilidade de integrar a temática da Cidadania Fiscal aos cursos de licenciatura da Uesc, promovendo a formação de educadores capazes de disseminar esse conhecimento em suas comunidades.

(mais…)

Cauã Reymond visita obra de empreendimento em Salvador e surpreende pessoas que compraram o imóvel

Cauã Reymond visita obra de empreendimento em Salvador e surpreende compradores - Anota BahiaA passagem do ator Cauã Reymond essa semana por Salvador causou alvoroço nas obras do empreendimento Biosphere, em construção na Avenida Paralela. O ator foi visitar a obra que leva o conceito do seu lifestyle, focado na praticidade, na qualidade de vida, mobilidade e sustentabilidade.

Durante a visita, moradores vizinhos e também pessoas que compraram imóveis no empreendimento souberam da presença do ator e foram até o local, sendo recepcionados pela equipe da Alia Empreendimentos e recebidos por Cauã, que também acompanhou de perto as obras, acompanhado pelo técnico de segurança Alan Bonfim.

Joseane Rodrigues comprou uma unidade de dois quartos no empreendimento e falou sobre as razões que a motivaram para a escolha do Biosphere. “Eu já moro em um apartamento aqui próximo. Quando vi o projeto, fiquei encantada, perto de tudo, próximo do metrô, perto da escola do meu filho. Há uns três dias, soube que Cauã estaria aqui, fiz contato com a Alia Empreendimentos e pedi para conhecê-lo”.

Com entrega prevista para 2026, o Biosphere Salvador já apresenta obras avançadas e está com quase 70% das unidades vendidas. Situado ao lado da estação do metrô, o que proporciona fácil acesso e mobilidade para quem vai morar, as tipologias de studio, quarto e sala e dois quartos que o empreendimento traz, agregado à marca Biosphere by Cauã Reymond, conferem ao empreendimento um grande potencial de valorização para quem deseja investir.

“Quando pensei na marca Biosphere, pensei em imprimir nela o meu conceito do morar e do viver, sempre com praticidade, com tempo para viver bem, mobilidade e sustentabilidade. Já lançamos seis empreendimentos Biosphere pelo Brasil e tenho certeza de que estamos trilhando um caminho de longo prazo, porque estamos construindo algo em que acreditamos”, afirmou Cauã Reymond.

(mais…)

Amurc completa 40 anos

Em nota divulgada à imprensa pra celebrar os 40 anos da sua fundação, a AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), destaca que “ao longo desses 40 anos a Associação Dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) tem atuado como defensora da causa municipalista, sempre articulando projetos de apoio a Gestão Pública Municipal nos vários territórios baiano, pois entende que é no município onde as pessoas vivem e transformam suas vidas” .

Além disso, na nota também é ressaltado o papel da entidade, “em defesa dos municípios associados, sem perder de vista os interesses da população”. Lembrando ainda,, que o objetivo das AMURC “continua sendo a construção coletiva de Cidades com desenvolvimento social, cultural, ambiental e que sejam economicamente sustentáveis em parceria com instituições que colaborem para o desenvolvimento dos municípios”. (Tonete)

Equipes técnicas da CAR são capacitadas para execução de projeto estadual

Equipes técnicas, dirigentes e especialistas, que atuam na sede e nos escritórios territoriais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estão reunidos, até o próximo sábado (23/11), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, na capacitação para coordenadores (as) de Negócios, que irão atuar junto às agroindústrias familiares selecionadas em edital da CAR.

“Estamos realizando um importante treinamento para os coordenadores que irão assumir uma missão muito especial. É uma ação conjunta com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que está trazendo um contexto inovador sobre o olhar da gestão das agroindústrias da agricultura familiar da Bahia. A recomendação do Governo do Estado é tratar esse tema com todo o zelo que é necessário”.

Na capacitação, que iniciou nesta segunda-feira (18/11), já foram apresentadas a estratégia da CAR e a articulação dos diversos projetos e programas, arranjos institucionais em torno das cadeias de valor, o cenário atual e diagnóstico inicial sobre agroindústrias financiadas pela CAR. Foi promovido também um debate sobre as expectativas quanto ao papel e os desafios dos(as) coordenadores(as) de negócios, perspectivas das ferramentas, serviços e soluções disponibilizadas pela CAR, em apoio complementar às agroindústrias ativas, além de estratégias de monitoramento e avaliação do projeto.

Foram debatidos ainda os principais desafios para a execução do projeto, constatados a partir do diagnóstico realizado previamente, entre eles a questão da comercialização, aquisição de matéria-prima, do uso de sistemas para a qualificação da gestão e logística.

A formação contou com a participação da professora da UFRB e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, do professor Gabriel, da UFRB, e de Lanns Almeida, acompanhado de uma equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

O evento contou com a apresentação das chamadas públicas de Ater, da Bahiater, que irão atender agricultoras e agricultores familiares filiados às organizações produtivas apoiadas pela CAR e o edital para qualificar especialistas, filhos e filhas de agricultores, com formação relacionada ao rural.