Nem a chuva que caiu durante todo o final de semana no Sul da Bahia tirou o brilho do Mutirão do Diabetes de Itabuna, promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes e Hospital Beira Rio, que em sua 20a. edição se consolidou como o maior evento de prevenção e tratamento da doença no Brasil, com seu modelo replicado em mais de 30 cidades em vários estados e no Exterior, a exemplo da Dinamarca.
Foram cerca de mil atendimentos no HBR, em especialidades como exame de fundo de olho, rim e pé diabético e cardiológico e telemedicina. Uma das novidades deste ano foi o uso de inteligência artificial, que agiliza todo o processo de detecção e diagnóstico da doença e seu tratamento adequado. Os casos mais graves serão encaminhados para tratamento com acompanhamento permanente na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes aconteceram as ações de prevenção como testes de glicemia, oficina de nutrição, saúde bucal, uso de insulina, oficina do pé diabético, além dos estandes do Rotary e do Lions Clube, com campanhas de orientação e distribuição de material educativo.
No domingo, dia 10, mesmo em meio à chuva, o Aulão Fitness foi marcado pela animação e espírito de confraternização de pessoas de todas as idades. Já a Pedalada Azul reuniu cerca de mil ciclistas e percorreu avenidas do centro da cidade, incentivado a prática de exercícios físicos para uma vida saudável.
DEPOIMENTOS
O coordenador do Mutirão e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Dr. Rafael Andrade, destacou que “mais uma vez mostramos ao Brasil que como é importante essa grande mobilização em torna da prevenção de uma doença silenciosa mas que oferece graves riscos à saúde. São 20 anos de uma ação que orgulha todos os itabunenses”.