Blog Tempo Presente

CMEC promove reflexão durante o plantio de Ipês neste sábado, 21, em Itabuna

Equipe do CMEC e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna

 

O conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACI estará realizando um plantio de Ipês neste sábado, 21, às 9h, na rotatória da BR101, Avenida Itajuípe, em Itabuna, em parceria com a CVR, Pedreira União, Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o apoio do Grupo de Mulheres do Brasil, através do Núcleo de Sustentabilidade. A ação é uma iniciativa do CMEC – Bahia com o apoio das associações e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia – FACEB.

O plantio está ocorrendo simultaneamente em todas as cidades da Bahia onde existe o CMEC Municipal, dentro da campanha que celebra o “Florescer da Autoestima da Mulher”, que além de comemorar o dia da árvore, tem o objetivo de promover a conscientização e a preservação do meio ambiente, comunicando a força do coletivo e a importância de desenvolver ações que contemplem resultados à longo prazo.

O CMEC é uma organização ligada a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna dedicada a apoiar e empoderar mulheres empreendedoras, promovendo o desenvolvimento dos negócios femininos, a valorização do meio ambiente e da diversidade cultural.

Bahia se destaca em Fórum de Mudanças Climáticas com apresentação da redução dos incêndios florestais no estado

Salvador sediou na manhã desta quinta-feira (19) o I Fórum de Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo juristas, gestores públicos e empresários para discutirem os eventos climáticos extremos, alternativas para a descarbonização e para a transição energética no Nordeste e Norte do país. O secretário Eduardo Sodré, titular do Meio Ambiente do Estado (Sema), esteve presente, representando o governador Jerônimo Rodrigues e o Consórcio Nordeste, como coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da autarquia. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário colocou luz nos trabalhos de prevenção aos incêndios florestais na Bahia, que esse ano saiu da relação dos estados em situação de emergência. Esse ano a Bahia está em 14ª posição em relação aos incêndios florestais. Em 2023, o Estado investiu R$ 491,5 milhões em ações emergenciais e continuadas para mitigação da estiagem e controle dos incêndios nos municípios baianos.

“Nós tivemos o El Niño [ano passado] e agora temos o fenômeno La Niña. Setembro, para a Bahia, é um período crítico, mas estamos conseguindo combater da melhor forma. A gente está atendendo algo em torno de 100 municípios, temos um balanço diário junto ao Corpo de Bombeiros, mas nada fora de controle, bem localizado ainda na região oeste, no Bioma Cerrado”, disse. Ele ainda acrescentou que o foco dos incêndios hoje está no Pantanal e na Amazônia.
Para Daniela Borges, presidente da OAB (seccional Bahia), reunir setores públicos e privados para a construção coletiva de soluções para as mudanças climáticas é o primeiro passo para a mudança também do olhar sobre o clima.

“Nossa preocupação, da OAB da Bahia, é a solução com diversos atores, do setor público, setor privado, sociedade civil, organizações civis, porque a gente tem a convicção de que as soluções passam por pensar, também, de forma coletiva”, avaliou.
O encontro vai até às 18h30, com diálogos sobre litigância climática, investimentos e financiamento climático, políticas públicas para a mitigação das mudanças climáticas; e COP30. Também será criado um grupo de trabalho da OAB do Norte-Nordeste, para dar continuidade à discussão após o fórum.(Fotos Wulga Rubini GOVBA)

Sabores da Bahia conquistam o maior Congresso de Nutrição Funcional do mundo

A agricultura familiar da Bahia está fazendo história no maior evento de nutrição funcional do mundo, o XVIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional, que acontece de 19 a 21 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que reúne mais de 150 palestrantes e cerca de cinco mil congressistas, está servindo de palco para produtos de oito cooperativas baianas, que estão mostrando o potencial de seus produtos naturais e sustentáveis, com alto valor nutricional e funcional.

Apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), as cooperativas presentes no evento estão expondo e comercializando produtos que carregam a força da terra baiana e o compromisso com uma alimentação mais saudável. Entre os destaques estão o licuri, a castanha de caju, o pólen, o palmito, os chocolates e o flocão de milho não transgênico.

Davi Mercês, presidente da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), de Capim Grosso, destaca o licuri, um fruto típico do bioma baiano, como um dos produtos que têm encantado os participantes do congresso. “O licuri é um alimento riquíssimo em nutrientes, como fibras e ácidos graxos essenciais, que auxiliam na saúde cardiovascular e no controle do colesterol. Além disso, é um produto totalmente sustentável, colhido de forma manual e tradicional pelas comunidades da região do Piemonte da Diamantina”, explica Mercês.

Outro produto que vem chamando atenção no evento é o flocão de milho não transgênico, da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Zene Vieira, presidente da cooperativa, ressalta os benefícios desse milho especial. “Nosso flocão de milho é uma excelente fonte de energia saudável. Além disso, o flocão é produzido em sistemas agroflorestais, preservando o meio ambiente e garantindo um alimento de qualidade superior”, destaca Vieira.

Gastronomia Funcional com Sabores da Bahia
Os produtos da agricultura familiar baiana também estão sendo protagonistas nas criações dos chefs que participam da Cozinha Show do congresso. Chefs renomados utilizam os ingredientes em receitas funcionais e saborosas, que combinam tradição e inovação.

O chef Adolfo Mendonça, que preparou um bolo de milho com a calda com o licuri, não esconde o entusiasmo. “Não são só ingredientes, é uma experiência. São alimentos que carregam histórias. Produtos da Bahia, do Nordeste, que influenciam tanto o Sudeste. Não é só culinária, é um momento mágico”, afirma o chef, ressaltando a importância de valorizar esses alimentos regionais.

A participação da agricultura familiar no Congresso Internacional de Nutrição Funcional é uma grande oportunidade para ampliar o mercado e a visibilidade dos agricultores familiares baianos. Repórter/Fotos: Karoline Meira

Projeto do Mutirão do Diabetes de Itabuna 2024 é apresentado ao Lions e Rotary

Dirigentes do Rotary Clube Itabuna e Rotary Clube Itabuna Sul e do Lions Clube Itabuna Centro e Lions Clube Itabuna Sul visitaram a ONG Unidos pelo Diabetes, no Hospital Beira Rio, onde conheceram o projeto do Mutirão do Diabetes, que chega à vigésima edição em 2024, consolidado como o maior evento de prevenção e tratamento da doença no Brasil.

As presidentes dos dois Rotarys Miriam Paranhos e Ana Paula Lopes e do Lions Centro Sandra Damasceno e o presidente do Lions Sul, Paulo Henrique Fernandes Miranda, acompanhados de integrantes dos quatro clubes de serviço, foram recepcionados pelo presidente da ONG e coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade, que apresentou as ações que serão realizadas no Mutirão 2024.

No dia 9 de novembro, o evento terá ações clínicas como exame de fundo de olho, rim e pé diabético e cardiológico e telemedicina com uso de inteligência artificial, no Hospital Beira Rio. Também será realizada Feira de Saúde, com ações de prevenção como teste de glicemia, endocrinologia, saúde bucal e oficinas educativas. No dia 10, acontecem o Aulão Azul da Saúde e a Pedalada Azul, com cerca de 1500 ciclistas.

O Dr. Rafael Andrade, afirma “o Lions e o Rotary são parceiros importantes desde o início do Mutirão e mais uma vez estarão conosco nesta vigésima edição, que é um marco no tratamento e prevenção do diabetes em Itabuna e um exemplo para o Brasil. Essa parceria engrandece ainda mais o mutirão, ampliando essa corrente do bem que beneficia milhares de pessoas no Sul da Bahia, num grande exemplo de voluntariado”.

Festival do Queijo Artesanal da Bahia une música, tradição, inovação e gastronomia em Salvador

Salvador vai se transformar na capital do queijo artesanal, no período de 19 a 21 de setembro, com a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento, que acontecerá no Mercado do Rio Vermelho, reunirá mais de 60 produtores, apresentando uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos. Com shows, degustações, harmonizações e palestras, o festival promete unir tradição, inovação e gastronomia em uma celebração que valoriza a qualidade e autenticidade do queijo baiano, que conta com quase 500 anos de história.

Com a abertura oficial na quinta-feira (19/09), às 17h, e uma programação que se estende até sábado, das 9h às 21h, o evento irá celebrar uma nova tradição baiana. Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, a Bahia se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado. Da cabra à búfala, nossa variedade de produtos é vasta, cada um com seu “terroir” único, destacando a pluralidade da produção baiana.

A Bahia, com uma tradição de quase 500 anos na produção de queijos, desde que o primeiro queijo brasileiro foi feito em Salvador, agora desponta como um dos estados mais inovadores na criação de queijos artesanais. Quase todos os municípios baianos produzem derivados do leite, com forte presença de um gado zebuíno, criado a pasto, o que resulta em queijos artesanais ricos em microrganismos benéficos à saúde, livres de agrotóxicos e altamente saudáveis.

Programação

O festival, que terá shows de Márcia Short, Alexandre Leão e a banda Fragmentos de Samba, vai proporcionar ao público a descoberta e apreciação desses produtos de alta qualidade, por meio de uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, harmonizações e um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas. Um dos momentos mais esperados será a apresentação: “Queijo Nota 10”, uma degustação comentada dos queijos premiados, harmonizados com vinhos, cachaças, cafés e doces locais.

A palestra “Cultura Queijeira Baiana: Da Tradição ao Lucro” abordará o impacto econômico da produção artesanal, mostrando como os pequenos produtores estão gerando renda e valorizando o produto local. Também haverá uma apresentação sobre o valor nutricional do queijo, ressaltando seus benefícios à saúde e sua importância em uma alimentação equilibrada.

Além de aproximar os consumidores dos produtores, o festival também destacará o turismo gastronômico rural, convidando o público a conhecer de perto as queijarias e o processo de produção, promovendo uma imersão completa na cultura queijeira baiana.

Com o apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o evento é uma realização do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ilhéus: Rui Costa destaca a experiência e a capacidade de Adélia para governar o município

Em Ilhéus, Rui Costa destaca a experiência e a capacidade de Adélia para governar o municípioO ministro da Casa Civil, Rui Costa, desembarcou hoje (13), em Ilhéus, para acompanhar a candidata a prefeita Adélia Pinheiro (PT – 13) na grande caminhada do Sextou, nesta tarde, na Avenida Princesa Isabel. No Aeroporto Jorge Amado, o ex-governador da Bahia ressaltou a confiança na capacidade administrativa de Adélia, em conversa com jornalistas.

“Acredito muito na candidatura de Adélia. Foi minha secretária, secretária de Educação, secretária de Saúde, reitora da Universidade. Tem absoluta experiência e capacidade de governar Ilhéus, capacidade de fazer parcerias com o Governo Estadual e com o Governo Federal”.

Para o ministro, Ilhéus não pode correr o risco de não estar numa relação alinhada com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues. “Fundamental ter alguém com experiência e com a sensibilidade política de Adélia, que possa trazer para Ilhéus os projetos federais e estaduais, a exemplo das escolas em tempo integral e da universalização de creches”.

Sextou Correria – Na tarde desta sexta-feira (13), acompanhados pelo vice Augustão, Adélia e Rui Costa vão liderar a grande caminhada do Sextou, com saída do Posto Leleu, na Avenida Itabuna, em direção à Princesa Isabel. A candidata falou da felicidade de caminhar ao lado do ministro.

“Uma alegria enorme. É um Sextou diferente, é um Sextou com Adélia e com Rui Correria. E isso reafirma o compromisso que nós temos de trabalhar para as pessoas, com as pessoas, cuidando de gente, fazendo a virada de chave para a vida melhorar”, concluiu Adélia.

Dia da Democracia: reparação às vítimas da ditadura segue como desafio

Rio de Janeiro - Passeata de estudantes, movimento sociais, sindicais e partidos de esquerda em repúdio ao golpe militar de 1964 percorre a Avenida Rio Branco para cobrar justiça pelas vítimas da ditadura e punição aos torturadores.A participação popular nas decisões e regras coletivas é defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde sua criação, em outubro de 1945, após a vitória do bloco aliado na Segunda Guerra Mundial. Foram necessários 62 anos para a ONU reconhecer o dia 15 de setembro como Dia Internacional da Democracia, em 2007, em alusão à Declaração Universal da Democracia, assinada dez anos antes em conferência interparlamentar, na cidade do Cairo, no Egito.

Em 1997, quando o Brasil assinou a Declaração Universal da Democracia, a Constituição do país passava pelo processo de regulamentação, nove anos após a promulgação. A Ditadura Militar, acabada em 1985, ainda era um processo recente e uma memória próxima. O fim do estado de exceção da era Vargas estava a distantes 60 anos, em 1937, e mesmo a proclamação da República tinha pouco mais de um século.

Na 17ª edição do Dia Internacional da Democracia, comemorado neste domingo (15), especialistas ouvidos pela Agência Brasil chamaram a atenção para a necessidade de manter continuamente ativa a defesa da democracia diante dos riscos experimentados nos últimos anos. O país agora passa por um duro processo de radicalização política e polarização que teve seu auge no pleito de 2017 e esteve perto de ameaçar a continuidade do respeito às urnas, na tentativa de golpe em 08 de janeiro de 2023.

“A democracia brasileira vem sofrendo com ataques sistemáticos e a violação de sua constituição por parte de setores nada comprometidos com o estado democrático de direito. Isso ficou ainda mais evidente no último governo [de Jair Bolsonaro], e, sobretudo, com os atentados no dia 8 de janeiro de 2023. Se não fosse, justamente, o compromisso e a solidez de algumas das nossas instituições, não estaríamos falando hoje sobre a fragilidade da democracia brasileira, ou, até mesmo como aperfeiçoá-la”, destaca o diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili.

Segundo ele, a democracia brasileira ainda carece de mecanismos robustos para a promoção de direitos e justiça, que impeçam a impunidade daqueles que atentaram contra o regime democrático no passado.

“Quando um país não articula seu passado de violência, agindo contra aqueles que atentaram e atentam livremente e abertamente contra o estado democrático de direito, como o Brasil não fez no passado, o que temos é uma cultura de impunidade, que favorece ataques como os que temos visto”, ressalta.

“Precisamos entender que o passado está sempre à nossa porta e enquanto não agirmos efetivamente, tornaremos a vivenciar episódios de ataques contra a nossa democracia hoje e amanhã”, acrescenta.

Justiça
A procuradora Regional da República e presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Eugenia Gonzaga, enfatiza que o Brasil não fez sua Justiça de Transição, após o período da ditadura militar (1964-1985), e que agora paga pelo erro. (mais…)

Morre Pedro Lino, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

Morre Pedro Lino, conselheiro do Tribunal de Contas do EstadoO Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Pedro Henrique Lino, morreu aos 73 anos, neste domingo (15), em Salvador. Não há informações sobre a causa do óbito.

Por meio de nota, o presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presidio, lamentou o falecimento de Pedro Henrique Lino.

Pedro Henrique Lino de Souza nasceu no dia 8 de novembro de 1950, em Salvador. Ele estudou no Colégio Antônio Vieira, na capital baiana. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, em seguida¸ concluiu o Mestrado em Direito Econômico.

Pedro Lino era conselheiro do TCE-BA desde março de 1999, onde foi Vice-presidente (2000-2001); Corregedor (2002-2003); Ouvidor (2022-2023, 2023-2025); Presidiu a 2ª Câmara no ano de 1999 e de 2010 a 2021; Relator das contas do chefe do Poder Executivo relativas aos exercícios de 2000, 2008 e 2017.

Entre 1993 e 1994, Pedro Lino foi nomeado secretário de Governo na terceira gestão de Antônio Carlos Magalhães, permanecendo no cargo nos governos seguintes de Antônio Imbassahy, entre 1994 e 1995, Paulo Souto, entre 1995 e 1998, e César Borges, em 1998, todos do então Partido da Frente Liberal (PFL).

(mais…)

IFBA oferta mais de 5 mil vagas para ingresso em cursos técnicos em Ilhéus e outros 21 campi

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou nesta quarta-feira (11), os editais do processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2025 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. No total, estão sendo ofertadas 5.375 vagas distribuídas por 22 cidades baianas que contam com campi do Instituto. Destas, 3.295 vagas são para cursos integrados e 2.080 para os subsequentes. Na edição deste ano, o campus Ubaitaba oferta 70 vagas para o curso técnico de Informática, na modalidade integrada, cujo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi aprovado em 2024 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O processo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano).

“Reafirmamos que o Ingresso é o processo mais importante do IFBA, não só pela magnitude da ação, mas pelo que ela representa: a possibilidade de abrir as portas da educação profissional pública, gratuita e de qualidade que pode transformar a vida de milhares de estudantes, suas famílias e comunidades”, disse Luzia Mota, reitora do IFBA.

As inscrições têm início no próximo dia 17 de setembro e poderão ser feitas até o dia 04 de outubro, exclusivamente, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção total da taxa. Para auxiliar os candidatos que desejam solicitar a isenção, o edital traz um modelo para solicitar isenção da taxa de inscrição por declaração.

(mais…)

Palestra sobre o impacto do esporte nas causas sociais e culturais abre hoje a 18ª Primavera dos Museus em Itabuna

Palestra sobre o impacto do esporte nas causas sociais e culturais abre hoje a 18ª Primavera dos Museus em ItabunaA 18ª Primavera dos Museus será aberta oficialmente hoje , sexta-feira (13), às 18h30 no Centro Cultural Teosópolis, bairro da Conceição, em Itabuna, com uma palestra conduzida pelo professor Cristiano Santana Bahia, pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professor titular no curso de Educação Física da UESC.

O tema da palestra será “O Esporte Além das Olimpiadas: Impactos Sociais e Transformação Cultural”, uma abordagem atual e relevante, considerando que este ano ocorreram as Olimpíadas em Paris, França.

A 18ª Primavera dos Museus, uma iniciativa da Rede UESC de Museus, ocorrerá entre os dias 17 e 24 de setembro e contará com diversas exposições em Itabuna e Ilhéus. No Centro Cultural Teosópolis (CCT), em Itabuna será exibida a exposição “Olimpíadas: Ontem e Hoje”. No Centro de Documentação da UESC (CEDOC), localizado no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, será apresentada a exposição “Itabuna: Educação e Educadores”.

No Museu Amélia Amado, na Avenida Amélia Amado, 792, em Itabuna, será possível visitar a exposição “1964: Nunca Mais”. No Museu do Cacau, na Rua Eustáquio Bastos, 792, centro de Ilhéus, a exposição em destaque será “Direitos Humanos: O que é isso?”.

Todas as exposições são gratuitas e abertas ao público. Para agendar visitas em grupo, é possível entrar em contato pelo telefone (73) 3680-5020 ou pelo e-mail: [email protected].

A escritora e historiadora Janete Macedo, professora do departamento de História da UESC, convida a todos para participar e conhecer mais sobre a história e o acervo cultural da região: “Estamos convidando a todos para participar e conhecer um pouco mais da nossa história e do nosso acervo cultural.”