Blog Tempo Presente

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia abre seleção para professores visitantes

Por meio do Edital 342/2024, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção para a contratação de professor visitante, sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para os campi de Itapetinga e Vitória da Conquista. Ao todo, estão disponíveis três vagas, distribuídas entre o Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA) e o Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ). Com regime de trabalho de dedicação exclusiva e duração do contrato de 36 meses, a seleção contempla as áreas de “Ciência de Alimentos”, “Produção de Ruminantes” e “Melhoramento Genético Vegetal”.

Os interessados devem se inscrever entre os dias 19 de dezembro e 3 de fevereiro, por meio do link disponível aqui. A documentação deverá ser enviada para o e-mail [email protected], especificando, na linha de assunto, “Documentos para Inscrição – Edital 342/2024”, até o dia 4 de fevereiro.

O processo seletivo contará com três etapas: prova de títulos, avaliação da proposta de trabalho e avaliação do projeto de pesquisa. Para mais informações, acesse o Edital 342/2024 ou entre em contato com o setor responsável pelo e-mail divulgado anteriormente.

Bahia Cacau consolida-se como referência na produção de chocolate especial na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

O estande “Chocolate da Bahia”, na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada de 11 a 15 deste mês em Salvador, foi um dos espaços mais desejado e apreciado dos 27 estandes dos territórios de identidade, pelos mais de 50 mil consumidores que visitaram a maior feira do setor no país. A marca de chocolate do Sul da Bahia foi a principal referência de localização em cada esquina da feira. Todos queriam saber onde ficava no mapa a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil.

A comercialização de chocolates, licores, cocada de cacau, bombons de chocolates com frutas, nibs, geleias do mel do cacau, gotas em chocolates e amêndoa caramelizada bateu o recorde das 16 feiras nas quais a Bahia Cacau participou em 2024 no Brasil no exterior. “O faturamento da feira baiana este ano foi superior a 20% em relação ao ano passado”, conta Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.

Osaná Crisóstomo, presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), comemorou os resultados positivos de vendas, a interação dos 600 expositores e o sucesso desta edição. “A Feira é essencial para mostrar a força da agricultura familiar e o nosso potencial de mercado. É visível o crescente interesse pelos produtos do cacau ao chocolate”, disse Osaná

Está confirmado e consolidado que a Feira Baiana da Agricultura Familiar é um momento privilegiado de apresentação dos agricultores, dos seus produtos a exemplo do chocolate, do seu trabalho de dedicação e do seu esforço para inovar no campo para os clientes da capital. A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar foi realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).

Selos dos Correios celebram conjuntamente sete mulheres pioneiras das ciências brasileiras

De forma inédita na filatelia nacional, os Correios lançam série de selos que celebra, ao mesmo tempo, sete mulheres pioneiras das ciências brasileiras. A Emissão Postal Especial Mulheres Pioneiras das Ciências Brasileiras, que entrou em circulação no último dia 24 de novembro, Dia Mundial da Ciência, retrata as cientistas Bertha Lutz, Carolina Bori, Enedina Alves Marques, Graziela Barroso, Marcia Barbosa, Maria Deane e Sonia Guimarães. Nesta quarta-feira (18), ocorre o lançamento do selo que estampa a primeira engenheira mulher e negra do Brasil, Enedina Alves Marques. A cerimônia será realizada no auditório do prédio-sede dos Correios em Curitiba/PR (Rua João Negrão, 1251, Rebouças), a partir das 9 horas, contando com a presença da sobrinha de Enedina, Lizete Alves. Já na quinta-feira (19), na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo/SP, será a vez dos selos que enaltecem as contribuições para as ciências da renomada bióloga e pioneira do feminismo Bertha Lutz; da referência em psicologia no País e primeira mulher a presidir a SBPC, Carolina Bori; e da pesquisadora e professora de física Sonia Guimarães. O evento ocorre às 11 horas, na Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, em Higienópolis.

A emissão é composta por sete selos que seguem a mesma identidade visual: o rosto de cada cientista emoldurado pelo “espelho de Vênus”, ícone que simboliza o gênero feminino. Seus nomes aparecem em destaque, dispostos em diferentes planos entre os demais elementos gráficos, se sobrepondo entre si, como se cada selo fosse um pequeno pôster. Impulsionando a força feminina em terrenos anteriormente ocupados por homens, o fundo é composto por uma retícula inspirada também no símbolo da mulher. Por fim, para representar parte das conquistas de cada cientista, foram usadas imagens relacionadas às suas obras. Com arte de José Carlos Braga, em todos os selos, as técnicas usadas foram ilustração com grafite, ilustração vetorial e pintura digital. Cada um deles tem tiragem de 96 mil selos – cada folha contém 12 – e o valor facial é de 1º porte de carta. Eles estarão disponíveis na loja online e por meio de encomenda nas agências dos Correios.

(mais…)

Itabuna terá Casa da Mulher Brasileira como política de prevenção e enfretamento à violência contra as mulheres

O município de Itabuna é um dos contemplados com a implantação da Casa da Mulher Brasileira no interior da Bahia. A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre essa e outras iniciativas que estão em andamento para o Território Litoral Sul, durante uma reunião ampliada do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna, nesta segunda-feira (16). A atividade reuniu lideranças femininas, no auditório do Centro de Atenção à Mulher (CAM) de Itabuna.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na Bahia. A primeira delas funciona em Salvador e além de Itabuna, também serão instaladas Casas da Mulher Brasileira em Feira de Santana e em Irecê. “A implantação destas casas acontece em articulação entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios. Esses são espaços que oferecem uma série de serviços para dar todo o suporte necessário, nas diferentes áreas, às mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou Cadore, ao destacar que o processo está em andamento com o Ministério das Mulheres e a área do terreno já foi escolhida.

Além disso, novas Salas Elas à Frente deverão ser implantadas nos territórios Litoral e Extremo Sul, graças a um termo de colaboração assinado com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc). Nas salas são realizadas diversas atividades relacionadas à inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres, como cursos de capacitação e ações com foco na prevenção e enfrentamento às violências de gênero, como o atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica.

(mais…)

Cultura e sabores da agricultura familiar cearense marcaram presença na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Salvador

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) trouxeram à capital soteropolitana agricultores e agricultoras familiares de entidades da agricultura familiar, com um mix de produtos das variadas regiões do Ceará, para a terceira edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu até este domingo (15/12), no Parque Costa Azul.

Com apoio da SDA, os produtores e produtoras familiares cearenses presentes na feira apresentaram ao público da Feira Renda de filé, mel, castanha, paçoquinha, massa de paçoca, farinhas, cajuínas e artesanato indígena da Terra da Luz.

Estavam presentes o jovem Victor Alan, de Jaguaribe, a Associação Taboense dos Apicultores de Monsenhor Tabosa (ATA), a Associação dos Apicultores de Paramoti (Apic), da Cooperativa Regional de Produção Agroindústria Luiz Carlos (Copalc), da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas dos Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel) e da Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns – Crateús (Cooperamus).

A III Feira é uma realização do Consórcio Nordeste, via Câmara Temática da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Sobre a 15ª Feira
A III Feira Nordestina fez parte da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).

O evento conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federa

Moraes prorroga inquérito das fake news por mais 180 dias

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 180 dias o inquérito das fake news, investigação aberta pela Corte em 2019 para apurar a divulgação de desinformação, ameaças e denunciações caluniosas contra os ministros do tribunal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Corte, a decisão proferida nesta segunda-feira (16) pelo ministro, que é relator do inquérito, a prorrogação é necessária para finalizar as investigações e identificar todos os envolvidos no chamado “gabinete do ódio”, grupo formado durante o governo de Jair Bolsonaro para atacar nas redes sociais pessoas que se manifestavam contra os atos do ex-presidente.

“Com a finalidade de finalizar as investigações sobre a comprovação da existência, o financiamento e modus operandi do ‘gabinete do ódio’, bem como de todos os seus participantes, o Inquérito 4781 foi prorrogado pelo ministro Alexandre de Moraes por 180 dias, com a determinação de oitiva de mais 20 pessoas, a complementação da análise das informações obtidas mediante a quebra de sigilo fiscal e bancário e o término das diversas diligências em andamento na Polícia Federal”, diz nota da Corte.

O chamado inquérito das fake news foi aberto pelo próprio tribunal para apurar a divulgação de notícias falsas e ameaças contra integrantes da Corte. Desde março de 2019, a investigação é prorrogada por sucessivas vezes.

Na época da abertura da investigação, o Supremo entendeu que, diante da omissão da antiga gestão da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF) aos ataques dirigidos aos ministros, a investigação poderia ser aberta de ofício pelo tribunal.

Para o então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a medida, referendada pelo plenário, foi necessária para combater a veiculação de notícias falsas que atingem a honorabilidade e a segurança da Corte, de seus membros e parentes.

A nomeação de Alexandre de Moraes como relator do caso foi amparada pelo regimento interno do órgão.

Afya Itabuna diplomou 53 novos médicos da II Turma de Medicina

Em uma cerimônia emocionante realizada nesta quinta-feira, 12 de dezembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, a Afya – Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna graduou 53 novos médicos da segunda turma de medicina. Sob os aplausos de familiares, amigos e professores, os formandos celebraram a conquista de um sonho e o início um novo capítulo em suas vidas.

O diretor geral da faculdade, Pós-doutor Luciano Tourinho abriu a sessão solene de outorga de grau à turma de formandos, que leva o nome de Dr. Sales Nascimento. Durante a sua fala, o representante da instituição, que também foi patrono da turma, destacou a importância da formação humanizada e a necessidade de médicos comprometidos com a saúde da população.

“A instituição Afya está feliz por entregar mais 53 novos médicos ao mercado de trabalho, sendo que cada um foi preparado pelo corpo de docentes qualificados, e a gente tem a certeza de que foi uma jornada extraordinária. A Afya Itabuna agradece aos alunos e aos pais pela confiança depositada em nossa instituição que hoje é o maior Hub de Educação da América Latina”, declarou o diretor geral.

Emocionada, a formanda Maria Luiza representou a turma ao agradecer aos professores e familiares pelo apoio incondicional nessa caminhada. “É um momento de extrema felicidade que esperamos durante todos esses anos. Estamos muito felizes, não só eu, mas toda a nossa turma, a nossas famílias. Muito feliz por ter chegado até aqui e conquistado esse tão sonhado diploma”.

A Afya parabeniza a todos os novos médicos e médicas, da segunda turma de Medicina no segundo semestre de 2024.

Seminário marca os 40 anos da AMURC com troca de experiências entre prefeitos eleitos e reeleitos

O Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades encerrou nesta terça-feira, 10, no auditório Praia do Sol, em Ilhéus, com a grande participação de prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios de atuação da AMURC, bem como a presença de representantes institucionais públicas e privadas. Os dois dias de evento foram marcados pela celebração dos 40 anos de fundação da AMURC e uma grande interação entre os gestores públicos.

A necessidade de inovação tecnológica, alinhada a eficiência técnica e humanização da Gestão Pública foram temas evidenciados e bastante debatidos por especialistas da AMURC, SEBRAE, UESC, UPB, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O evento foi uma realização da AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, com o apoio do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública e UPB – União dos Municípios da Bahia.

No primeiro dia do Seminário, o secretário de Administração e Finanças da cidade de Amargosa, Joanildo Borges de Jesus, destacou a inovação tecnológica implementada na atual gestão, falou dos diversos desafios enfrentados a exemplo da estrutura burocrática, resistência a mudanças, falta de integração tecnológica, limitação orçamentária, contrapondo a necessidade de uma cultura desruptiva.

Já as experiências exitosas dos municípios de Jequié levaram o público a refletir sobre a necessidade de implementar uma Gestão Pública eficiente, com uma maior capacidade para a captação de recursos e investimento em políticas públicas. Durante a sua fala, o prefeito Zenildo Brandão, “Zé Coca”, destacou o papel da AMURC para o fortalecimento da Gestão Pública Municipal, fundamental para a construção das políticas públicas.

No dia seguinte, a secretária executiva da AMURC, Rita Souza apresentou os projetos, parcerias e as ações desenvolvidas pela Associação nos últimos dois anos do atual presidente Jadson Albano. Dentre as ações, destacou-se a Sala Lilás – Suporte de Ouvidoria para o atendimento às mulheres vítimas de violência, que está em funcionamento na sede da entidade.

“A AMURC está saindo maior nesse nosso biênio. Eu, como presidente estou muito em paz porque a minha equipe é extraordinária. É isso que eu sonhava. Um momento em que o prefeito pudesse descansar um pouco, que não fosse sobrecarregado de informações, mas que ele tivesse um networking com os colegas prefeitos. Eles estão felizes. O evento foi extraordinário”, destacou Jadson.

Já o Reitor da UESC, Alessandro Fernandes falou sobre o tema “As Universidades, a Ciência e as Cidades Sustentáveis: as parcerias para a inovação”, ressaltando a importância do Programa Agir – Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras, desenvolvido conjuntamente com a Amurc para a promoção de uma Gestão Pública eficiente.

A gerente regional do Sebrae no Sul da Bahia, Claudiana Figueiredo, destacou o objetivo do evento como “um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de parcerias. Nosso compromisso é contribuir para uma Gestão Pública mais eficiente e inovadora, que impacte diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento das cidades”, disse.

Os sabores e a tradição do interior invadem a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Os sabores de toda Bahia estão reunidos nas duas praças gastronômicas da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (15/12), no Parque Costa Azul, em Salvador. O visitante vai encontrar na Feira um cardápio variado, com pratos tradicionais como a carne do sol e o cuscuz, mas também outras inúmeras opções, a exemplo do hambúrguer de camarão e do macarrão feito à base de aipim ou beterraba.

Para abrir o apetite antes do almoço não faltam opções de cachaças, mas se o pedido for um petisco, as cervejas artesanais de licuri, umbu, caju e cacau são o acompanhamento perfeito. Andreia Moreira veio almoçar na Feira, pela segunda vez somente nesta edição, e se apaixonou pelo sarapatel de bode. “Depois do sarapatel da minha avó, esse é o melhor que já experimentei. Está simplesmente delicioso, bem temperado e muito bem servido”, disse a auxiliar administrativa, relembrando as conversas na cozinha da matriarca da família.

Já o professor Elder Maia pediu uma galinha caipira com pirão e disse que o atendimento na praça gastronômica deixou a experiência ainda mais gostosa. “A gente sente a alegria das agricultoras em nos servir, elas preparam a comida com um sorriso no rosto, felizes em estar na Feira expondo seus produtos e o seu trabalho. E o sabor dos pratos é maravilhoso, só podia ser coisa do interior mesmo!”.

Para a sobremesa, a dica é saborear os sorvetes e picolés de frutas típicas como umbu, maracujá da Caatinga e licuri, mas também tem rapadura, doces, geleias e, claro, o chocolate da Bahia, que já é sucesso mundial. São mais de quatro mil produtos de todas as regiões da Bahia e dos estados do Nordeste, representados na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, mais uma novidade desta edição.

A Feira é realizada anualmente pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

BAMIN e IFBaiano promovem intercâmbio ambiental com estudantes de Moçambique

BAMIN e IFBaiano promovem intercâmbio ambiental com estudantes de MoçambiqueEstudantes moçambicanos do projeto BRAMOTEC – Ação Simplificada para o Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique – participaram de um intercâmbio no Instituto Federal Baiano (IFBaiano) em Guanambi. Como parte das atividades, realizaram na última terça-feira (3/12) uma visita ao Centro de Conservação Pedra de Ferro, da BAMIN, em Caetité.

Acompanhados pelo professor Raul Pisno Gati, do IF Baiano, os estudantes foram recebidos pela equipe técnica da BAMIN, que apresentou as principais estruturas do Centro de Conservação. Durante a visita, os alunos tiveram acesso ao Centro de Atendimento Veterinário Emergencial (CAVE), ao orquidário, ao banco de germoplasma e ao viveiro de mudas, entre outros espaços dedicados à preservação ambiental.

Segundo Marcela Dias, coordenadora de licenciamento e controle ambiental da BAMIN, o encontro foi uma oportunidade de demonstrar práticas sustentáveis adotadas pela empresa. “Procuramos mostrar como conciliamos nossas atividades com a conservação ambiental, promovendo um manejo eficiente das espécies nativas”, afirmou.

(mais…)