Blog Tempo Presente

Representantes do pólo RAE Sul Bahia participam do III Encontro Nacional da Rede de Apoio à Educação

RAE_BAOs municípios de Itapetinga, Itapitanga e Ubatã participaram nos dias 20 e 21 de outubro, do III Encontro Nacional da Rede de Apoio à Educação – RAE, realizado pelo Instituto Natura, no Rio de Janeiro. Os três municípios foram representando a parceria do Polo RAE Sul da Bahia composto por 36 municípios associados à AMURC – Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia.

A finalidade deste evento foi aprofundar as discussões sobre o tema de Regime de Colaboração com a participação de alguns parceiros que podem contribuir com este tema, tais como: UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e CONSED (Conselho Nacional dos Dirigentes de Educação) e a Oficina Municipal (Escola de Cidadania e Gestão Pública).

E, também, divulgar a pesquisa MAPEAL, estudo que retrata o mapa da Política de Educação na América Latina, realizada com o apoio do Instituto Natura. A pesquisa realizada analisou as políticas educacionais implementadas em sete países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, México e Peru) que participam regularmente do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) de 2000 até 2012.

Houve participação também de outros municípios dos Polos da RAE dos estados de São Paulo, e Pará, além da Bahia, que já vêm realizando algum tipo de cooperação horizontal, e também para compartilhar suas experiências bem sucedidas tanto no que se refere à dimensão da cooperação entre municípios quanto na implementação do TRILHAS, Comunidade de Aprendizagem, Conviva Educação e Plano de Cargo Carreira e Remuneração – PCCRs.


COMPARTILHAR