Blog Tempo Presente

Professor da rede estadual de Feira de Santana é finalista do prêmio nacional Educador Transformador

Conhecido pelos alunos por “professor John”, João Luiz Costa é um dos finalistas do Prêmio Educador Transformador 2024, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o projeto Pretitude em Foco. O educador, que concorreu com mais de três mil projetos de todo o país, desenvolve esse trabalho, há três anos, com os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana-Ba. “Ser finalista do Prêmio Educador Transformador é uma realização emocionante porque, desde criança, eu decidi ser educador para fazer a diferença na vida das pessoas”, relata.

Professor de Língua Inglesa e Artes, João explica que o projeto Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados na escola. As fotografias foram expostas em 15 escolas públicas da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos, bem como passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Para o educador, “cada pequena iniciativa e cada gesto de amor e dedicação são uma contribuição para um mundo melhor”. Ele diz que é “imensamente grato” a todos que o precederam, que o ensinaram, o guiaram, o apoiaram e tornaram possível que chegasse à final. “Esta conquista não é apenas minha, é de todos os que compartilharam comigo essa jornada. É o resultado de um trabalho conjunto, de muitas mãos, vozes e olhares. Esse prêmio reforça a minha fé no poder da educação e na importância de termos o nosso trabalho como professores valorizados. Independentemente do resultado da etapa nacional, já me sinto vencedor junto com todos os professores e estudantes participantes do Pretitude em Foco por termos alcançado tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana”.

O Projeto Pletitude em Foco foi um dos contemplados pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, Makota Valdina, em 2024. Ambos os editais são iniciativas do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e têm o objetivo de premiar, em até R$ 50 mil, projetos escolares da rede estadual de ensino que demonstrem mérito, eficácia e sucesso na valorização da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Sobre o prêmio – O Prêmio Educador Transformador visa valorizar ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que contribuem para a formação integral dos estudantes. Resultado da união do Prêmio Professor Transformador, realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, com o Prêmio Educação Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a premiação é uma iniciativa de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda edição, concorreram 3.460 projetos de professores de todo o país e os vencedores nacionais serão conhecidos em 24 de abril, na Bett Brasil 2024, na Bett Brasil (maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina), em São Paulo.


COMPARTILHAR