Blog Tempo Presente

XIII Semana de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) encerra em alusão 10 anos do Programa de Pós-graduação em Economia

O encerramento da XIII Semana de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ocorrido na  ultima quinta-feira, 21 de setembro, pela manhã, no auditório Jorge Amado, foi marcado por uma programação comemorativa pelo transcurso dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP) e aprovação do doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A abertura do evento contou com a presença do reitor em exercício da Uesc, professor Maurício Santana Moreau, a coordenadora do PERRP, Mônica de Moura Pires, diretor do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC), professor Carlos Eduardo Drumond, e a gerente de Pós-Graduação, professora Eliana Cazetta. O diretor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), professor George Albuquerque, também prestigiou a solenidade.

O reitor em exercício, Maurício Moureau, parabenizou a todo o Departamento de Ciências Econômicas pela trajetória, desde a participação na fundação da Universidade até os dias atuais, com contribuições relevantes ao processo de desenvolvimento regional.

Na oportunidade, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “O uso da tecnologia e os avanços nas pesquisas em economia regional”, com a participação dos professores Fernando Salgueiro Perobelli, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Gervásio Ferreira dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, com mediação da vice-coordenadora do PERPP, professora Andréa da Silva Gomes.

Durante a programação, o professor Francis José Pereira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), apresentou o lançamento do e-book comemorativo aos 10 Anos do Perpp: Desenvolvimento Local E Políticas Públicas: Narrativas De Uma História. Também foi exibido um vídeo que mostra um pouco de tudo que foi vivenciado nesses 10 anos, com o objetivo de estimular que outros programas persistam em suas lutas pelo bem da ciência e da sociedade.

HOMENAGENS – A coordenação do Programa prestou homenagens a algumas personalidades que contribuíram para a consolidação do PERPP, a exemplo da professora Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, pioneira na construção do projeto; a professora aposentada Lessí Inês Farias Pinheiro, e as servidoras administrativas Kátia Maria Trindade Bezerra e Lívia Bastos Couto.

No plano das parcerias institucionais, foram homenageados o professor Gervásio Ferreira dos Santos, da Universidade Federal da Bahia; professor Fernando Salgueiro Perobelli, da Universidade Federal de Juiz de Fora; e professor Fernando Rubiera Morollón, da Universidade de Oviedo, na Espanha.

Entre os discentes, receberam homenagens o egresso do PERPP, Thiago Cavalcante de Souza, cuja dissertação na turma de 2013 foi premiada; o também egresso Givaldo Correa dos Santos Neto, que registrou o melhor desempenho discente nos 10 anos do programa; e o primeiro discente de intercâmbio, Montechristo Israel. O corpo docente do programa também homenageou a coordenadora Mônica Pires.

O evento foi encerrado com a apresentação do tema “A importância da inovação e da ciência no crescimento e convergência dos territórios”, com o orofessor Fernando Rubiera Morollón, com mediação da professora Mônica de Moura Pires.


COMPARTILHAR