Blog Tempo Presente

Unime traça diagnóstico sobre praças públicas e projeto resulta em reformas

Primeira Praça a ser revitalizadaHá três anos, alunos dos cursos de arquitetura e psicologia da Unime Itabuna, juntamente com as professoras, vêm desenvolvendo o Projeto de Avaliação pós-ocupação das praças públicas da cidade.

Durante esse período, foi feito o levantamento de todas as praças existentes na cidade, analisando dentre outros itens, equipamento mobiliário, iluminação, e a existência de pontos de ônibus. Após ser realizado o levantamento inicial, cada praça foi trabalhada de forma específica.

Com o objetivo de mensurar a opinião dos usuários, e traçar um diagnóstico sobre a utilização e o estado de conservação das praças, foram realizados estudos de pós-ocupação. Até o momento 20 praças da cidade foram analisadas e catalogadas.

Depois de divulgado o diagnóstico dos espaços já observados, empresas privadas da cidade e a Prefeitura Municipal decidiram apoiar a causa e adotar as praças para que sejam reformadas. A viabilização do projeto é resultado de uma parceria entre estudo científico e prática.

No início deste mês, foi apresentada a maquete com o projeto para execução da reforma da Praça Pastor Hélio Lourenço, localizada na Avenida Mário Padre, primeiro espaço público a ser revitalizado pelo projeto Adote uma Praça.


COMPARTILHAR