UESC vai fazer parceria com a Prefeitura de Ilhéus para executar ações em Salobrinho

uesc-frenteA Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Prefeitura de Ilhéus podem realizar uma pareceria visando a implementação de ações que vão beneficiar os moradores do bairro Salobrinho. Com este objetivo o pró-reitor de extensão Alessandro Fernandes de Santana, acompanhado pelos gerentes Nerivaldo José de Guzzi Filhop e Flávia Alessandra de Souza, foram recebido para reunião com o prefeito Mário Alexandre, no Centro Administrativo, tendo como foco o Programa UESC-Salobrinho.

O Programa Uesc-Salobrinho, põe em destaque 13 ações; prevenção de zonoses, saúde, qualidade de vida, horta comunitária sustentável, aproveitamento de águas de chuva, qualificação profissional, formação de professores para integrar o software Scratch no processo de aprendizagem de conteúdos de matemática por meio da economia doméstica e financeira, ensino de física no colégio estadual do Salobrinho por meio de smartphones: aliando a prática à formação de professores para o exercício da cidadania, empreendedorismo, projeto de saúde infanto/juvenil, marisqueiras de celulóides e o programa empreende Salobrinho.

O economista e professor/Dr. Alessandro Fernandes, frisou que a iniciativa pioneira tem entre as finalidades, “intensificar o contato e o intercâmbio da Universidade com a sociedade, particularmente com a comunidade do Salobrinho, contribuindo para o cumprimento de seu compromisso social. As ações foram selecionadas pelos moradores a partir de encontros promovidos pela UESC, com os professores e pesquisadores e a equipe da Pró-Reitoria de Extensão.

A parceria busca ampliar os serviços que serão prestados à população, integrando a estrutura da Prefeitura através das suas secretarias. Também está nos planos a prestação de assistência integral, com acolhimento humanizado, promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos adultos e idosos.
O prefeito de Ilhéus enfatizou a necessidade de intensificar ações que articulem conhecimento técnico, científico, artístico e cultural produzido na Universidade com a população, começando por Salobrinho. “Com este objetivo a Prefeitura vai estar sempre disposta a estabelecer parcerias.” Durante o mês de março gestores e técnicos da prefeitura estarão reunidos, na UESC, para definir a participação de cada setor.


Comentários