Blog Tempo Presente

Uesc recebe visita de representante especial da FAO/ONU

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebeu, nesta quarta-feira, 6 de março, a visita do Dr. Daniel Gustafson, Representante Especial ligado à FAO (United Nations Food and Agriculture Organization), que esteve no gabinete do reitor Alessandro Fernandes de Santana. Gustafson foi professor no curso de Economia da Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, no final dos anos setenta, tendo trabalhado na região inicialmente a partir do vínculo de pesquisador na Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

PhD em Agricultural Extension pela Universidade de Maryland, o professor e pesquisador teve uma longa atuação na FAO, órgão das Nações Unidas, onde trabalhou desde os anos noventa, tendo sido Diretor Adjunto entre os anos de 2012 e 2020, quando se aposentou. Hoje atua como Representante Especial ligado à FAO.

A visita de Gustafson à região foi motivada pelo seu interesse em pesquisas relacionadas ao Cacau Sustentável, financiadas pelo GEF (Global Environment Facility). Na Uesc, realizou reunião com o Diretor do Departamento de Ciências Econômicas, professor Carlos Eduardo Drumond, e as professoras Mônica de Moura Pires e Andrea da Silva Gomes, respectivamente, coordenadora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP), com o intuito de explorar potenciais parcerias de pesquisa.

No encontro com o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes – que pertence ao Departamento de Ciências Econômicas, estiveram presentes os professores Carlos Eduardo Drumond e Mônica de Moura Pires. Vale ressaltar a presença do professor Aurélio Farias de Macêdo, que foi diretor geral da Fespi (1985-1988), e responsável pela contratação do professor Daniel Gustafson. Desde então, ambos cultivam um vínculo duradouro de amizade e afeto.


COMPARTILHAR