A Rede-Uesc de Museus, em consonância com Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), realiza a 18ª Primavera dos Museus, cujas atividades acontecerão no período 17 a 24 de setembro. As exposições serão realizadas no Centro de Memória Teosópolis e no Museu da Ação Fraternal, em Itabuna, e no Centro de Documentação Regional (Cedoc) da Universidade Estadual de Santa Cruz e no Museu do Cacau, em Ilhéus.
A temática geral do evento é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, aberto à comunidade acadêmica, sendo necessária inscrição para a visita de grupos de alunos de escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Haverá visitas guiadas às exposições permanentes e às temporárias.
Conforme a professora Janete Ruiz Macedo, coordenadora do projeto, o evento está vinculado ao IBRAM, do Ministério da Cultura, e tem como objetivo proporcionar visibilidade aos centros culturais, museus, salas de memória, entre outros, ao tempo que visa desenvolver hábitos culturais na população brasileira.
As atividades acontecem das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min. No Centro de Memória Teosópolis, estarão a exposição permanente “Hélio Lourenço: uma vida marcante, um pastorado edificante”, e a exposição temporária “As Olimpíadas ontem e hoje”, que inclui jogos didáticos e vídeos.
No Museu da Ação Fraternal, as visitas serão à exposição permanente “Ação Fraternal de Itabuna e seus fundadores” e à temporária, “1964: nunca mais”, também com jogos didáticos e vídeos. Pelo Cedoc da Uesc, será mostrada a exposição temporária “Itabuna: educação e educadores”, no saguão da Torre Administrativa, com jogos e vídeos. Já no Museu do Cacau, instalado em Ilhéus, terá a exposição temporária “Direitos Humanos, o que é isso?”.
Criado em janeiro de 2009, o Instituto Brasileiro de Museus é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.