A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está oferecendo 465 vagas nos cursos de Educação Infantil, Gestão da Saúde, Educação e Tecnologias, Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana e Gestão em Saúde Mental para os docentes da Educação Básica, em nível de especialização Lato Sensu, na modalidade Educação à Distância (EAD). Em uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – sistema vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) -, a oferta é direcionada a quem tem diploma de nível superior. Os cursos vão acontecer nos polos da UAB de Itabuna, Vitória da Conquista, Ipiaú, Ilhéus, Itapetinga e Teixeira de Freitas.
“A UAB é um marco nas políticas públicas de acesso ao Ensino Superior e se constitui como ferramenta de enfrentamento e superação das desigualdades educacionais no nosso Estado. Ela rompe com a ideia de que a Educação Superior é uma oportunidade para poucos”, ressalta Camila Souza de Oliveira, coordenadora técnica e administrativa dos polos UAB Bahia, se referindo ao papel que vem sendo desempenhado pela instituição para quem reside em locais distantes dos grandes centros urbanos e também àqueles que, por dificuldade financeira, deixam de lado os estudos.
A iniciativa influencia, também, na desaceleração dos fluxos migratórios de jovens estudantes para as regiões urbanas, além de contribuir para o desenvolvimento de municípios com baixos indicadores sócioeconômicos e educacionais. As aulas serão ministradas via internet e, ocasionalmente, por videoconferências e web conferências. Ainda serão realizadas atividades presenciais, a exemplo das provas, preferencialmente, em finais de semana, com cronograma pré-fixado nos respectivos polos de apoio à EAD.
Cursos e seus polos – Para o curso de Especialização em Educação Infantil, estão sendo ofertadas 75 vagas para os polos da UAB de Itabuna, Vitória da Conquista e Ipiaú; e o de Educação e Tecnologia está direcionado aos polos de Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, com 105 vagas. Já para o curso de Gestão da Saúde serão ofertadas 110 cadeiras, nos polos de Ilhéus, Ipiaú, Teixeira de Freitas e Itapetinga. Mais 100 vagas serão disponíveis para os interessados no curso de Estudos do Atlântico e Diáspora Africana, nos polos da UAB de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista; e no de Gestão em Saúde Mental serão 75, nos polos de Ilhéus, Ipiaú, Vitória da Conquista e Itabuna.
Cada um dos cinco cursos terá a duração de 18 meses. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 10 e 17 de julho, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, através dos links abaixo, por curso e o respectivo polo a ele direcionado:
Curso de Especialização em Educação Infantil:
Ipiaú e Itabuna – https://forms.gle/
Vitória da Conquista – https://forms.gle/
Curso de Especialização em Educação e Tecnologias:
IIhéus e Ipiaú – https://forms.gle/
Itabuna – https://forms.gle/
Itapetinga – https://forms.gle/
Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista – https://forms.gle/
Curso de Especialização em Gestão em Saúde:
Ilhéus e Ipiaú – https://forms.gle/
Itabuna e Itapetinga – https://forms.gle/
Teixeira de Freitas – https://forms.gle/
Curso de Especialização em Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana:
Ilhéus – https://forms.gle/
Itabuna e Teixeira de Freitas – https://forms.gle/
Vitória da Conquista – https://forms.gle/
Curso de Especialização em Gestão em Saúde Mental:
Ilhéus – https://forms.gle/
Ipiaú e Itabuna – https://forms.gle/
Vitória da Conquista – https://forms.gle/
Oportunidades – Nos últimos 2 anos foram ofertadas mais de 7.800 vagas em cursos de graduação e pós-graduação, em parceria com as quatro universidades estaduais da Bahia, além das instituições UFBA, IFBA, IFBAINO, UFSB, UFRB e UNIVASF. Para 2023 e 2024 estão previstas mais de 8.300 vagas e cerca de 200 novos cursos, incluindo Licenciaturas, Bacharelados e Especializações. A Bahia conta hoje com Polos de Apoio Presencial, estrategicamente localizados em 22 municípios.
Sobre a UAB – O Sistema UAB, criado em 2006, leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade Educação à Distância (EAD), com ofertas de vagas, prioritariamente, voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica. A Secretaria da Educação é responsável pela articulação e o desenvolvimento, em regime de corresponsabilidade com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), por promover, de forma democrática e regionalizada, a oferta de vagas no Ensino Superior público para pessoas com dificuldades de acesso à universidade.