Blog Tempo Presente

Uesc no Festival do Chocolate

Editora da Uesc marca presença no Chocolat Festival em IlhéusO Festival Internacional do Chocolate 2023 foi aberto na noite de quinta-feira, 20 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o organizador do evento, Marco Lessa, a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, entre outras autoridades. O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, compareceu à abertura do festival e destacou as parcerias da universidade com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau.

A Uesc está representada nesta edição do Festival do Chocolate através dos estandes da Editus, editora da Universidade, do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e da ChocoSol, primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil que se encontra instalada no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Durante o período de realização do evento, a Universidade recebe a visita de autoridades nacionais e internacional, jornalistas, além de produtores de cacau e de chocolate, que conhecem aspectos de pesquisas realizadas na instituição para fortalecimento da cacauicultura e as unidades de produção de chocolate que funcionam na sede da instituição.

Esta é a 14ª vez que o festival acontece em Ilhéus, cidade onde o evento surgiu. Com entrada aberta ao público, a programação segue até domingo, dia 23, com palestras, cursos, atividades culturais e cerca de 160 expositores, entre marcas de chocolate e outras iniciativas de empreendorismo em torno da cadeia produtiva do cacau.

Na oportunidade, a Editora da Uesc coloca à disposição do público livros diversos que tratam da temática cacau a partir de estudos realizados na Universidade. Por sua vez, o Centro de Inovação do Cacau apresenta o trabalho que vem sendo realizado com foco na melhoria da produtividade, qualificação e rastreabilidade das sementes do cacaueiro, matéria prima do chocolate.

O reitor Alessandro Fernandes afirma que a instituição continuará empenhada em contribuir com o desenvolvimento regional, através da formação de mão de obra especializada, das atividades de pesquisa e da extensão, da pesquisa, em prol da comunidade. “A Universidade apoia a economia do cacau no território Litoral Sul , através dos seus centros de pesquisa, e busca melhorar a qualidade do nosso principal produto agrícola através da pesquisa e da inovação”, declara.


COMPARTILHAR