O presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, agradeceu a sensibilidade do Governador do Estado Bahia, Rui Costa, pela publicação do edital para realização de concurso público para professores nas quatro universidades estaduais baianas.
Alessandro Fernandes ressaltou o empenho do fórum na articulação intensa junto a Secretarias de Administração e da Educação do Estado da Bahia para que a autorização efetivamente fosse publicada. A publicação da autorização, pelo Governador Rui Costa, se deu nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Estado (DOE), para a realização de concursos públicos para professores, contemplando as quatro universidades estaduais da Bahia.
Serão oferecidas vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes, com regimes de 20 e 40 horas, distribuídas entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O anúncio foi feito pelo governador em uma publicação em suas redes sociais. “Nesta quinta, assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão.”
As 286 vagas são divididas em 161 para professor auxiliar e 125 para assistente. Desse total, o maior contingente – 134 professores auxiliares – será direcionado para a Uneb; para a Uesb estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes; a Uesc irá contar com 49 professores novos, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes. As 14 vagas para docentes da Uefs serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente.
Além dos certames, estão sendo preparadas convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, ampliando o quadro de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.
O reitor da Uesc convocou também, 31 candidatos habilitados para o cargo de Técnico Universitário oriundos do Edital/Uesc n° 13, de 30 de janeiro de 2018, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 31 de janeiro daquele ano(2018), conforme a Portaria nº 206/2022, publicada no site da Uesc, para apresentarem os documentos exigidos, até segunda-feira (18 de abril), na sala da Gerência de Seleção e Orientação – GESEOR, localizada no 4º andar da Torre Administrativa da Universidade, no Campus Soane Nazaré de Andrade.