A Universidade Aberta de Portugal (UAb.pt), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai oferecer Mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global, cujas inscrições devem ser abertas a partir do dia 16 de maio. Nesse sentido, aconteceu no mês de abril, o primeiro encontro de formação de professores para o Mestrado, que contou com a participação efetiva da professora doutora Sônia Fonseca, do Departamento de Ciências Administrativas e Ciências Contábeis (DCAC) da Uesc.
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes de Santana, iniciou os contatos para a parceria do curso de mestrado, em 2022, com a reitora da UAb.pt, professora doutora Carla Padrel de Oliveira, no sentido de viabilizar a participação dos servidores da Uesc. Os interessados em obter outras informações podem acessar a página da UAb https://guiadoscursos.uab.pt/mestrados/.
O curso, em nível de pós-graduação, será aplicado em regime de ensino a distância, na modalidade online, seguindo o modelo pedagógico virtual da própria UAb-pt, ancorado em quatro princípios que sustentam as atividades educacionais. O primeiro é o Aprendizado centrado no estudante, em que o discente é um elemento ativo, construtor do seu conhecimento tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem, auxiliando o estudante a desenvolver capacidades metacognitivas, organizando a colaboração e estimulando a interação na comunidade de aprendizagem.
Outro princípio é o da Flexibilidade, entendida como uma variável que interpreta a matriz original do ensino a distância. “É um modelo essencialmente assíncrono, que permite a conveniência do estudante, tempo para ler, processar a informação, refletir e, então, dialogar e interagir com os demais participantes da comunidade de ensino”, explica a professora Sônia Fonseca.
Interação é o terceiro princípio, cujo valor combina com o modo de comunicação fundamentalmente assíncrono, permitindo que o estudante possa desenvolver a sua capacidade de reflexão critica, ao mesmo tempo em que partilha recursos, conhecimentos e atividades com os seus pares. Além do principio da Inclusão digital, uma linha fundamental do curso, pautada pela facilidade do acesso dos estudantes à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste contexto, a Universidade Aberta reputa como essencial contribuir para a construção da Sociedade do Conhecimento, o que passa pela importância das Tis na formação de sua comunidade científica-acadêmica.
Calendário – De acordo com o calendário da UAb.pt para o Curso de Empreendedorismo e Cidadania Global as candidaturas para ingresso ao curso estarão abertas de 16 de maio a 18 de junho de 2023. A publicação provisória dos resultados de candidaturas e reingressos ocorrerá entre 23 e 30 de junho de 2023, sendo os resultados definitivos previstos para publicação em 18 de julho. .
Matrículas e Inscrições de 5 a 12 de setembro de 2023; Módulo de Ambientação, de 2 de outubro a 13 de outubro de 2023. E início do curso em 16 de outubro. O primeiro semestre do curso será no período de 16 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024, com a pausa letiva entre 18 de dezembro de 2023 a 1 de janeiro de 2024. As matrículas e inscrições referentes ao 2.º Semestre, de 9 a 19 de janeiro de 2024. Nesse caso, segundo semestre terá início em 4 de março e termina em 31 de julho de 2024 com pausa letiva no período de 25 a 31 de março de 2024.