Blog Tempo Presente

Uesc cria Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil na Uesc

Em sua primeira sessão ordinária da nova gestão dos professores Alessandro Fernandes e Mauricio Moreau, iniciada no dia 2 de fevereiro, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz reuniu-se durante a tarde do dia 8 (quinta-feira) para discutir pauta extensa que incluiu a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil (Proape), conforme a Resolução nº 01/2024.

A nova Pró-Reitoria assume as funções da Assessoria de Assistência Estudantil (Assest) e absorverá sua estrutura. Será instância de planejamento, execução e avaliação das políticas voltadas para a democratização do acesso à Universidade, à inclusão educacional, a assistência, a permanência estudantil da graduação e pós-graduação da Uesc.

A Proape terá como atribuições propor, planejar, coordenar, executar e acompanhar as políticas de ações afirmativas, inclusão educacional, educação continuada, mobilidade PCD, bem como as de assistência estudantil, com a responsabilidade de gerir programas, projetos, ações, bem como efetivar o planejamento orçamentário e a execução financeira dos recursos respectivos.

A criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil está em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Uesc e faz parte do programa da atual gestão.

Para o reitor Alessandro Fernandes, “a criação da Proape é o reconhecimento de que há diferenças em variados campos (culturais, históricos, econômicos, de gênero, acessibilidade, mobilidade etc.), que nos colocam em posições desiguais na comunidade. Considerando esse contexto, estamos tentando corrigir assimetrias, oferecendo as condições que as pessoas necessitam, para possibilitar que todas tenham acesso às oportunidades e permaneçam na Universidade até a conclusão do curso escolhido”, conclui.


COMPARTILHAR