Blog Tempo Presente

Turismo religioso reuniu 600 mil fiéis em Bom Jesus da Lapa

Turismo religioso reuniu 600 mil fiéis em Bom Jesus da LapaO município de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, recebeu, no último sábado (6), aproximadamente 600 mil fiéis. Eles participaram do encerramento da Romaria do Bom Jesus, a maior do Nordeste, após 10 dias de celebrações pelos 331 anos da devoção na Bahia. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

“A romaria simboliza tradição, história e cultura de um povo. É uma manifestação de fé que dá muita visibilidade ao estado. Este ano, tivemos o reconhecimento da devoção como patrimônio imaterial da Bahia, uma grande alegria para os católicos”, ressaltou o reitor do Santuário da Lapa, padre João Batista.

A paulista Marina Martins, de 57 anos, participou da romaria pela quarta vez para pagar uma promessa. “Depois de um infarto, fiz a promessa de vir sempre que pudesse para agradecer a graça recebida. Acabei curada e estou retribuindo”.

No período da festa, a Setur-BA participou do seminário “Liberdade Religiosa nos Caminhos da Fé – Direito, Turismo, Cultura e Diversidade na Meca do Sertão”. O órgão também incentivou a exposição fotográfica “Epifania” e o lançamento do livro e documentário “Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé”.

“O Governo do Estado tem promovido o turismo religioso católico, aqui no oeste e em outras regiões, para movimentar a economia e gerar empregos. Bom Jesus da Lapa, que tem a marca de dois milhões de visitantes por ano, voltou a mostrar sua força”, declarou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.


COMPARTILHAR