Blog Tempo Presente

Startup faz entregas em Salvador e Feira de Santana e ajuda cooperativas

susana_escoarDo G1 Bahia

Como uma forma de incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar durante o período de pandemia, a startup baiana Escoar, especializada na entrega de mercadorias para o consumidor final, optou por não cobrar taxa de entrega para moradores de Salvador e Feira de Santana, que fica a 100 quilômetros da capital. A iniciativa começou pouco após o começo do surto de coronavírus no estado.

A Bahia tem 593 mil agricultores familiares, segundo dados divulgados em 2019 pelo censo agro, do IBGE. O levantamento mostrou que o número de agricultores familiares no estado caiu 10,9% em onze anos. Eles representam 77,8% dos 762 mil estabelecimentos agropecuários da Bahia.

A queda na agricultura familiar é um fenômeno que se aplica a todo o país. A produção familiar emprega mais de 1,5 milhão de pessoas na Bahia, o equivalente a 72,3% do total de trabalhadores agropecuários do estado.

A Escoar conta com quatro sócios, que trabalham de forma remota. Foi criada em 2018 a partir de um hackathon de inovação, na Universidade Ruy Barbosa, em Salvador, cujo o desafio se relacionava com as problemáticas da agricultura familiar. A equipe levou o primeiro lugar da maratona daquele ano. Veja o site https://www.escoarbrasil.com.br/

Site da startup foi desenvolvido durante campeonato de programação em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Susana Calmon, CEO da Escoar, conta que o objetivo de tirar o valor do frete nas entregas é “uma forma de incentivar o consumo, ajudando a agricultura familiar e contribuindo com a sociedade neste período difícil pelo qual estamos passando”.

O consumidor paga apenas o valor dos produtos e recebe em casa. “Atualmente temos duas formas de ação: vendemos para o consumidor final pelo site ou fazendo intermediação entre estabelecimento, passando pedidos para as cooperativas e elas entregam os produtos para os mercados”, explica Susana.


COMPARTILHAR