O show Serra do Jequitibá, do cantor e compositor Marcelo Ganem, será a principal atração da programação de encerramento do projeto Agitação Cultural Buerarema 2016, que acontecerá dia 5 de junho. Sua banda, formada por músicos da região, contará com participações especiais do grupo de danças sagradas de Dona Cosmira e coral formado por alunos da Escola Pequeno Príncipe.
O evento acontece na Praça Domingos Cabral, às 18 horas, na cidade de Buerarema, no Sul da Bahia. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).
Com 30 anos de carreira, Marcelo Ganem alinha a rica produção musical às temáticas ambientais da Mata Atlântica, biombo que cerca Buerarema, a cidade onde nasceu e permanece até hoje. O burburinho da floresta tem sido a principal inspiração do músico, por isso os cinco discos produzidos ao longo deste tempo contêm tributos às águas, bichos, árvores e gentes da sua terra.
Poeta da natureza, Marcelo Ganem é um músico refinado e exigente, que não faz concessões à indústria fonográfica e continua lapidando o que aprendeu com mestres como João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque. “Faço música para encantar o coração das pessoas”, diz o artista. Suas canções traduzem a beleza, generosidade e simplicidade da gente do cacau que habita o sul da Bahia e ajuda a preservar o que sobrou da Mata Atlântica na região.
O projeto Agitação Cultural Buerarema 2016 começou em janeiro com feira de artesanato e oficina de produção de chocolate orgânico e termina com apresentações das quadrilhas em junho, quando também acontecerá o Trezenário de Santo Antonio e apresentação da peça de teatro Dois Perdidos Numa Noite Suja.