Blog Tempo Presente

Seminários promovem o combate à violência contra a mulher

Oficina "Saúde psicológica da mulher ", ministrada pela psicóloga Queli Santos durante o seminário "Feminicídio: É preciso falar sobre isso", promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), na biblioteca Juracy Magalhães Jr.Para fortalecer o combate a todo tipo de violência contra a mulher e o feminicídio, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMjr), localizada no Rio Vermelho, em Salvador, promoveu um dia com diversas atividades educativas, nesta sexta-feira (13). Na programação, rodas de conversa, mesas e oficinas com temas abordando a saúde psicológica da mulher e a Lei Maria da Penha, explicando a legislação e os diversos tipos de violência doméstica.

“Nosso objetivo é aproveitar o espaço da biblioteca para levar mais conhecimento de forma gratuita para a população. O número de feminicídios tem crescido e sentimos a necessidade de falar mais sobre isso, para que as mulheres saibam como se proteger e saibam sobre as políticas públicas que existem para essa proteção. Informação é uma ferramenta poderosa no combate a esse mal terrível”, explica a dinamizadora cultural da biblioteca Juracy Magalhães Jr, Maria Cleonice.

Pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença do diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo e Heleneci Nascimento, delegada titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) de Brotas. Entre os temas discutidos o feminicídio em grupos étnicos e raciais.

A comerciante Nilzete de Jesus achou a escolha do tema propícia. “Em  uma cidade como Salvador, com maior parte da população negra, é de extrema importância que se fale sobre a realidade das mulheres negras e em comunidades periféricas, que muitas vezes estão fora do debate”.


COMPARTILHAR